É normal que, em determinadas épocas, as equipes se sintam desanimadas e não alcancem bons resultados. Baixa temporada de vendas, clima organizacional tenso e falta de motivação são alguns fatores que contribuem para esse resultado negativo. Para reverter esse problema, muitas empresas colocam em prática uma campanha de incentivo.
Você já ouviu falar nessa estratégia? Neste post, vamos descobrir o que é uma campanha de incentivo, como implementá-la e os principais tipos de premiação. Confira!
O que é uma campanha de incentivo?
A campanha de incentivo é uma estratégia para incentivar os melhores resultados dos colaboradores. O objetivo é fazer com que as equipes se engajem e reconheçam quem obteve os melhores resultados. Assim, é necessário fazer um planejamento e pensar em premiações interessantes para os colaboradores.
Há até campanhas que dão prêmios para os consumidores e que, portanto, precisam de autorização da Caixa Econômica Federal. Neste post, vamos nos ater às mais tradicionais, que não precisam desse tipo de burocracia.
Existem diversos tipos, mas, basicamente, todas elas devem seguir a mesma estrutura para serem criadas:
- Brainstorming: a “tempestade cerebral” é uma técnica para estimular a criação de ideias em reuniões. Ela potencializa a criatividade dos participantes porque, embora tenha regras, não censura a imaginação. Além disso, muitas ideias secundárias podem ser criadas a partir das primeiras. Para que o brainstorming tenha sucesso, você e os participantes precisam juntar muitas ideias em um tempo predeterminado;
- Planejamento: qualquer campanha de sucesso requer muito planejamento. Tema, objetivo, metas individuais e coletivas, estratégias, prêmios, prazos e datas, por exemplo, devem constar nesse arquivo. Ele será base para todas as ações, incluindo o briefing;
- Briefing: é a pauta da sua campanha de incentivo, ou seja, o roteiro com todas as informações para colocar o projeto em prática. Embora contenha tudo o que há de mais importante para que a campanha ocorra, o briefing precisa ser simples. Experimente colocar tudo em tópicos enumerados;
- Definição dos participantes: é muito importante que você defina quem poderá participar da campanha de incentivo. Se forem vários setores, é importante que cada um tenha uma meta distinta, para que a competição não seja injusta.
Por mais que uma campanha de incentivo dê prêmios e comissões, ela deve ser pensada estrategicamente, ou seja, pensada para gerar resultados em curto, médio e longo prazos.
O que fazer para motivar os funcionários?
A campanha de incentivo, portanto, serve para motivar os funcionários e fazê-los trabalhar mais alegres. Dessa forma, é necessário pensar em premiações e bonificações que cumpram esse objetivo. Existem muitos tipos de prêmios e a empresa pode escolher o mais adequado para a situação.
Alguns exemplos de bonificações mais comuns escolhidas por empresas são esses:
- Bolsas de estudos (para o colaborador ou para os filhos);
- Cartões de débito com um bom valor inserido;
- Viagens com acompanhantes;
- Somas em dinheiro;
- Computadores;
- Televisores;
- Celulares;
- Jantares;
- Tablets;
- Cursos;
- Carros.
Evidentemente, dinheiro é sempre uma boa ideia, mas contar com outros tipos de prêmios também é importante para valorizar seus colaboradores. Premiar com uma viagem, por exemplo, pode ser a oportunidade que o funcionário estava esperando para conhecer um lugar diferente.
Para descobrir qual premiação é mais interessante para seus colaboradores, é fundamental que os responsáveis pela campanha tracem um perfil de seus vendedores. Assim, sua empresa poderá oferecer premiações mais variadas, mas que sejam atraentes para as equipes.
Como fazer para que minha campanha de incentivo seja um sucesso?
Veja algumas dicas para fazer uma campanha de incentivo sem erros:
Sustente a campanha até o final
O planejamento da campanha de incentivo deve ser criterioso e muito bem-feito. Por isso, você deve sustentar as ideias da campanha até o fim. Caso alguma coisa dê errado, tenha um plano B — um segundo conjunto de estratégias que possam reverter um resultado ruim.
Crie metas coletivas
Mesmo que o objetivo seja, por exemplo, premiar os melhores vendedores, é essencial motivar e reconhecer um bom trabalho em grupo. Contar com uma meta coletiva permite que todos sejam premiados quando ela é alcançada.
Com premiações individuais e coletivas, o colaborador vai se empenhar para alcançar um objetivo próprio sem sentir a necessidade de manter uma competição muito acirrada com seus companheiros. Afinal de contas, no dia a dia o que importa é o trabalho em equipe.
Envolva os participantes
Os colaboradores não se sentirão motivados a participar da campanha de incentivo se a empresa não envolvê-los. Além de prêmios atrativos e condizentes àquilo que eles desejam, é importante que eles vejam outros benefícios, como a abertura de uma nova filial, a possibilidade de promoções e a geração de novos cargos.
Informe sobre o andamento da campanha
Seja positivo, seja negativo, é importante que as equipes tenham noção do resultado da campanha. Elas podem alterar as próprias estratégias para reverter um quadro ruim. No entanto, tome cuidado na hora de fazê-lo para não dar a impressão de cobrança ou de bajulação.
Os números ou os resultados das últimas semanas, por exemplo, você pode deixar para revelar em um evento final.
Faça um evento final
Um evento final também pode ser uma motivação para sua campanha de incentivo. Uma festa, um jantar, almoço ou palestra com um dos líderes da empresa pode ser a oportunidade de unir os colaboradores com a alta gestão. Além disso, é uma oportunidade de reconhecer quem fez um trabalho excepcional.
Saia do comum e crie um evento diferente na empresa. Você pode até entregar certificados, troféus ou medalhas aos ganhadores.
Como você viu, uma campanha de incentivo pode trazer resultados incríveis em temporadas de baixa demanda. Além disso, ajuda a levantar a autoestima dos colaboradores, unir as equipes e fomentar uma competição saudável.
Uma das etapas mais importantes para a campanha é o brainstorming. E você pode ter ideias inovadoras para seu projeto em um dos encontros da Consulting House. Voltados para gestores, acionistas, executivos e CEOs, os eventos proporcionam seu encontro com os nomes mais importantes do mercado. Entre em contato com a Consulting House e fale com um dos nossos especialistas!