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Como a avaliação de desempenho por competências beneficia seu negócio

realizando uma avaliação de desempenho por competências

Em um artigo recente aqui no blog, falamos sobre a importância dos indicadores de desempenho na definição de metas claras e objetivas para seu negócio. Mas e aí, como garantir que essas metas estejam sendo cumpridas? Este é um dos objetivos da avaliação de desempenho por competências, uma ferramenta voltada ao público interno.

Considerando que os colaboradores são seu ativo mais importante, mensurar sua performance regularmente traz uma série de vantagens ao negócio. Descubra quais são elas e como aplicar a avaliação de desempenho por competências.

 

O que é a avaliação de desempenho por competências?

A avaliação de desempenho por competências é uma das ferramentas de gestão, que busca estimular o colaborador em suas habilidades. O ideal é que estas habilidades tenham a ver tanto com as atribuições do seu cargo quanto ao propósito da própria empresa.

Durante o processo, o perfil do avaliado é analisado para identificar seu rendimento e desenvolvimento diante das atividades que desempenha, das metas estabelecidas, do comportamento esperado e dos resultados a serem atingidos.

 

Por que avaliar o público interno da sua empresa

Podemos afirmar que o principal objetivo da avaliação de desempenho por competências é fornecer ao colaborador um feedback a respeito da sua contribuição junto à empresa. No caso das lideranças, a ferramenta serve como um diagnóstico do potencial das equipes.

Os resultados obtidos nos ciclos de avaliação servem para melhorar a gestão de pessoas no sentido de identificar e justificar necessidades de intervenção. Entre elas, transferências de setor, aumentos salariais, promoções, contratações e demissões.

Quem pode aplicar a avaliação de desempenho?

Há diversos níveis entre os quais a avaliação de desempenho por competências pode ser aplicada. Em todos eles, é essencial a participação do RH na definição dos critérios avaliativos. As modalidades mais comuns praticadas nas empresas envolvem:

  • a autoavaliação;
  • a avaliação pelo gestor direto sem a presença do colaborador;
  • a avaliação pelo gestor direto com a presença do colaborador;
  • a avaliação de cada colaborador por toda a equipe;
  • a avaliação 360º, que abrange níveis internos e externos;
  • a avaliação para cima, cuja equipe avalia o gestor;
  • a avaliação por uma comissão de desempenho;
  • a avaliação direta pelo departamento de RH.

O impacto da avaliação de desempenho em seu negócio

Os resultados de negócio dependem diretamente do esforço das pessoas envolvidas. Nesse sentido, além de assegurar o cumprimento das metas, a avaliação de desempenho por competências também contribui para:

Melhoria da performance individual

 

avaliação de desempenho por competências
A avaliação de desempenho por competências funciona como um fator motivador para o colaborador, por permitir que ele seja ativo em seu desenvolvimento.

 

Em quaisquer das modalidades de avaliação, o colaborador tem participação ativa no seu autodesenvolvimento. O processo o auxilia a mapear seus pontos fortes e fracos, definindo, a partir deles, seus objetivos para o próximo período.

Para isso, tanto gestor quanto colaborador devem estar comprometidos com um plano de desenvolvimento que reconheça habilidades e inclua novas capacidades que melhorem, inclusive, seu índice de empregabilidade.

Motivação do público interno

Para além das expectativas individuais, a avaliação de desempenho por competências demonstra o senso de preocupação da empresa com seu público interno. A partir dos resultados, é possível criar ações voltadas ao seu desenvolvimento.

Entre os principais benefícios do processo, estão a identificação de dificuldades de liderança, de integração entre setores e de adaptação dos colaboradores às suas funções. Mais do que identificá-las, é fundamental estabelecer medidas para sua resolução.

Garantia de engajamento

Mesmo com processos criteriosos de recrutamento e seleção e com programas contínuos de desenvolvimento da cultura organizacional, é comum que, ao longo da operação, surjam colaboradores que não se identifiquem com sua função ou com os valores da empresa.

comunicação corporativa tem uma papel primordial neste cenário. O desafio é esclarecer ao público interno que a empresa mantém uma cultura organizacional que respeita a diversidade, reconhece os talentos e incentiva a inovação.

Identificação de novos líderes

A avaliação de desenvolvimento por competências costuma ser útil nas fases de reorganização de equipes. Em vez de recorrer a contratações externas, por exemplo, sua empresa pode mapear colaboradores com potencial de se tornarem líderes.

Nas startups, por exemplo, jovens com perfil empreendedor e analítico são possíveis candidatos à coordenação de equipes. Nesses ambientes, a empresa oferece suporte integral para a capacitação do profissional.

Revisão de políticas e processos

Digamos que a avaliação aponte que o índice de engajamento esteja abaixo das expectativas. Logo, um dos motivos prováveis pode ser a ausência de um processo sólido de recrutamento e seleção de pessoas.

A avaliação de desempenho por competências permite que sua empresa encontre a origem dos problemas mais recorrentes, assim como na efetividade de políticas internas de cargos e salários e de acesso ao plano de benefícios, por exemplo.

Como você viu, um programa de avaliação de desempenho adequado é capaz de beneficiar todas as instâncias do seu negócio.

Que tal aprender com outras empresas a desenvolver as habilidades e capacidades dos seu colaboradores? Conheça a Consulting House e nossos programas de benchmarking com os maiores executivos do mercado!

 

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