Você já parou para pensar qual imagem sua empresa transmite aos seus diversos públicos? Ainda que não seja tangível ou totalmente mensurável, a reputação de marca é um dos seus ativos mais importantes. A responsabilidade por zelar por essa boa imagem é de toda a empresa, mas em primeiro lugar da comunicação corporativa.
Do jornal mural aos eventos corporativos, essa importante estratégia procura trabalhar a percepção da marca junto aos seus clientes, fornecedores, imprensa e outros stakeholders.
Este artigo vai esclarecer o que é, quais são os tipos e por que a comunicação corporativa é importante para sua empresa. Descubra!
Comunicação corporativa
A comunicação corporativa pode ser entendida como todas as atividades e esforços de uma organização para construir um relacionamento de valor com seus públicos de interesse.
O objetivo dessas relações deve ser zelar por uma imagem da marca que se mantenha coesa e coerente com a missão, a visão e os valores da empresa.
Por isso, ela não deve ser uma parte da estrutura organizacional. A comunicação corporativa deve ser concebida juntamente ao planejamento estratégico do seu negócio. Ela deverá representar a essência da marca nos mais diversos ambientes.
Em seguida, você entenderá melhor como isso acontece na prática:
Quais são os tipos de comunicação corporativa
Para facilitar sua aplicação estratégica, a comunicação corporativa se divide em quatro tipos: interna, administrativa, institucional e mercadológica. Cada uma é voltada para um público específico — mas isso nem sempre é regra, como você pode ver a seguir.
Comunicação interna
Como o próprio nome indica, esse tipo de comunicação corporativa se estabelece no ambiente interno da empresa. Sua missão é projetar estratégias e determinar objetivos de comunicação entre a organização e seus colaboradores, assim como entre eles mesmos. Portanto, ela também depende muito da qualidade das relações humanas.
As ferramentas usadas na comunicação interna dependem do objetivo da estratégia de contato com os colaboradores. Se a ideia é informar, por exemplo, sua empresa pode usar uma newsletter ou um jornal interno. Porém, se o propósito é aumentar a motivação no trabalho, você pode promover uma campanha de endomarketing.
Comunicação administrativa
A comunicação administrativa também acontece internamente, mas acaba se estendendo a públicos dos quais a operação da empresa depende, como fornecedores, por exemplo.
Seu objetivo é estabelecer padrões de comunicação que sejam facilmente compreendidos em todas as instâncias, quer entre equipes ou junto a prestadores de serviço.
Para isso, a transmissão de informações entre setores deve ser o mais limpa possível, evitando todo e qualquer ruído, para que as mensagens sejam compreendidas e absorvidas corretamente. Afinal de contas, se sua empresa não apresenta fluidez na comunicação corporativa em nível administrativo, como ela fará isso externamente?
Comunicação mercadológica
Vamos aproveitar o gancho do ambiente externo para falar de como a empresa se posiciona diante dos públicos que não têm ligação direta com a operação.
Os clientes e a comunidade em que a organização está envolvida são grupos um pouco mais delicados. Por não viverem o dia a dia da operação, a percepção da marca torna-se mais difícil.
Neste caso, a comunicação mercadológica é a prioridade das empresas, já que é responsável por aumentar o faturamento com a venda de produtos e serviços. Não que as outras não contribuam para esse objetivo, mas não chegam a interferir tão diretamente. O fato é que ela não deve apenas vender, mas também representar o espírito da marca.
Comunicação institucional
Como mencionado, alguns tipos de comunicação corporativa podem servir para diversos públicos. É o caso da comunicação institucional, que também pode ser aplicada junto aos clientes do seu negócio, por exemplo.
Se a necessidade é propagar uma ideia ao invés de um produto ou serviço, ela é a estratégia mais indicada.
Nestes tempos em que a comunicação puramente mercadológica não convence de forma isolada, a comunicação institucional tem um papel fundamental de transmitir a reputação da sua marca tanto junto aos clientes quanto junto à imprensa ou à sociedade. Trata-se de uma estratégia mais branda e ligada ao motivo de sua marca existir.
Por que ela é importante para sua empresa?
Até aqui, já deu para perceber a importância organizacional dessa estratégia, certo?
De qualquer forma, ao investir em um bom plano de comunicação corporativa, sua empresa pode se beneficiar de três ótimas vantagens:
- Otimização das interações: com um ponto de partida comunicacional, sua empresa garante que o tom de voz seja padronizado em todo e qualquer contato com seu público, evitando a incompreensão das mensagens.
- Aumento da percepção de marca: ao se comunicar uniformemente com todos os seus públicos de interesse nos mais diversos ambientes, a organização garante a sua credibilidade, contribuindo para parcerias, por exemplo.
- Definição da postura em momentos de crise: um plano de comunicação corporativa bem elaborado ainda estabelece circunstâncias possíveis e resoluções em situações de crise de imagem, bastante comuns em tempos digitais.
A comunicação corporativa da sua empresa depende do seu posicionamento de marca. Se você quer desenvolver essa percepção, participe dos encontros promovidos pela Consulting House e desenvolva relacionamentos de valor com líderes e influenciadores!