Os eventos corporativos são oportunidades fantásticas para promover encontros entre líderes empresariais e desenvolver o relacionamento entre empresas. Se você está em fase de planejamento da sua próxima conferência, feira ou congresso, é preciso compreender exatamente as diferenças primordiais entre estes e outros tipos de eventos.
Investigar novas tecnologias, discutir sobre o cenário econômico ou promover produtos e serviços. Seja qual for o seu objetivo, existe um tipo determinado de evento que guiará toda a execução. Essa definição é importante, principalmente, para alinhar as expectativas do público que sua empresa quer atingir e acolhê-lo corretamente.
No post de hoje, você vai entender a importância de realizar eventos corporativos e conhecer os 6 principais tipos adotados pelas empresas atualmente. Confira!
A importância dos eventos corporativos para sua empresa
De acordo com a revista Exame, o segmento de eventos corporativos chegou a movimentar quase R$ 210 bilhões no Brasil só em 2013. Cerca de 10 anos antes, esse número era de R$ 40 bilhões, o que demonstra um forte crescimento inclusive em 2018.
A vantagem de reunir pessoas com diferentes visões de negócios em torno de um mesmo objetivo vai além da exposição da sua marca. O grande benefício dos eventos corporativos está em criar e fortalecer o networking. Na economia atual, as parcerias — grandes ou pequenas — são definitivas para construir uma rede de suporte entre empresas que procuram crescer juntas.
Ainda que para ser executado com sucesso você dependa da aderência de um público qualificado, estabelecer exatamente o tipo do seu evento corporativo contribui para planejá-lo com foco na experiência dos participantes. Para ajudá-lo a definir o seu, elencamos os 6 principais tipos por ordem de complexidade. Confira!
1. Palestra
Com um período de duração breve, um público limitado e uma dinâmica mais descontraída, a palestra serve para marcar pontualmente um tema de grande interesse. Outro objetivo bastante comum desse tipo de evento corporativo ultimamente é promover a aproximação entre o público e uma personalidade importante de algum segmento econômico, político ou cultural.
Após a apresentação, a plateia também tem a oportunidade de contribuir com dúvidas ou comentários para gerar interações espontâneas entre os participantes e o palestrante.
2. Conferência
A conferência se baseia em alguns elementos da palestra, mas com tom mais formal e voltada para um maior número de pessoas — não necessariamente no mesmo ambiente físico. O foco do evento, neste caso, é voltado ao assunto debatido e à autoridade do conferencista, que costuma ser uma personalidade com grande apelo e reputação social.
Como em outros eventos corporativos, a participação do público também é aberta. A diferença é que há um moderador crítico que direciona as questões ao expositor para otimizar o aproveitamento da conferência.
3. Fórum
Neste tipo de evento corporativo, os papéis se invertem: não existe uma figura central em que a exposição é baseada, é a plateia que promove a discussão. Da mesma forma que na conferência, um moderador é responsável por conduzir as intervenções. Portanto, é importante que o fórum reúna um grande número de formadores de opinião para ser produtivo.
Os fóruns tornaram-se muito frequentes também na internet, sobretudo pela possibilidade de pessoas comuns apresentarem e defenderem suas opiniões a respeito de um tema do mundo corporativo.
4. Workshop

Existem assuntos que exigem prática além da discussão, certo? Além de ser uma oportunidade para desenvolver ainda mais seu networking, o workshop é um evento corporativo que traz elementos de uma oficina para para permitir o desenvolvimento de uma ideia por pequenos grupos. O facilitador deve dominar o assunto e ter a habilidade de orientar os participantes.
Para otimizar a interação e a qualidade das atividades, o workshop costuma ser limitado a um determinado número de participantes. Essa seletividade torna-se uma ótima estratégia de venda para os eventos corporativos.
5. Feira
Este tipo de evento corporativo é considerado uma das maiores oportunidades para fazer contatos e gerar negócios através da ativação da sua marca. Geralmente, a feira é realizada por entidades de classe com o objetivo de reunir empresas de um mesmo segmento, que apresentam seus produtos, serviços e novidades para o mercado.
Diferente dos outros tipos de eventos corporativos apresentados aqui, você estará disputando a atenção do público com diversas outras empresas. Por isso, seu papel é criar um espaço que represente bem sua marca e receba visitantes espontaneamente.
O congresso integra os eventos corporativos já citados durante um período maior de tempo para discutir interesses em comum a um grupo. Para isso, são realizadas, de forma sequencial ou simultânea, palestras, conferências, workshops e demais linguagens voltadas a enriquecer os debates e, inclusive, divulgar tendências.
O público ao qual o congresso se destina é geralmente formado por entidades empresariais, instituições de ensino e associações de classe.
A escolha do tipo de evento corporativo que sua empresa pretende realizar depende, basicamente, de critérios como público-alvo e objetivo da estratégia. Se sua empresa ainda não realiza eventos, uma boa dica é promover pequenos encontros, como palestras e workshops, até que sua equipe ganhe fôlego para promover um congresso, por exemplo.
Por acreditar na importância dos eventos corporativos para criar relacionamentos contínuos, sólidos e duradouros, a Consulting House oferece uma agenda regular de encontros entre líderes empresariais. Conheça e associe-se agora mesmo o Consulting Club!