Empresas grandes sabem da importância de estar por dentro das tendências do mercado. Afinal, são elas que dizem o que o público quer, e as empresas que se destacam são as que sabem ouvi-lo. É aí que entra o papel da inteligência de mercado!
E as pequenas e médias empresas não podem — nem devem — ficar para trás. É preciso investir em técnicas e tecnologias que mostrem tendências de comportamento do consumidor e do mercado de forma geral. É por isso que você, gestor, deve investir em inteligência de mercado.
Não sabe do que se trata? Pois acredite: trabalhar com inteligência de mercado (também chamada de business intelligence ou BI) vai fazer toda a diferença no seu negócio. Nesse texto, você vai saber mais sobre o que é e como inserir essa estratégia no seu negócio. Confira:
O que é inteligência de mercado?
Inteligência de mercado é um conjunto de técnicas de captação de dados para obtenção de diversas informações importantes para seu negócio e, consequentemente, insights para aperfeiçoá-lo. Esses dados dizem respeito a diversos segmentos, tais como:
- comportamento do consumidor;
- perfil do público-alvo;
- concorrentes;
- marketing;
- produtos;
- vendas.
Embora seja uma estratégia mais usada hoje em dia, o conceito foi criado na década de 1950, por Hans Peter Luhn, famoso pesquisador da época. Em seu artigo “A Business Intelligence System”, ele já propunha a captação de dados usando recursos de automação.
Nos anos 80, com o advento da internet, essa ideia começou a se popularizar. A partir daí, começaram a surgir profissões especializada no processamento desses dados, como análise de informações, engenharia de informação, modelagem e gerenciamento de dados.
As informações contribuem para a formulação de estratégias que darão andamento ao seu negócio. Portanto, devem ser analisadas criteriosamente. Com o avanço da tecnologia e a quantidade de informações disponíveis online, você tem à disposição um universo de dados muito rico.
Como funciona a coleta de dados para a técnica de inteligência de mercado?
Nessa técnica, os dados se dividem em duas formas:
- primários: são gerados sob demanda por meio de pesquisas e questionários encomendados pela própria empresa. Costumam ter como objetivo conhecer a opinião do público, mas todos os relatórios feitos com informações sobre sua empresa (marketing, vendas e finanças, por exemplo) também contêm dados primários;
- secundários: são os dados já disponíveis para consulta. Estão presentes em pesquisas, livros e artigos disponíveis na internet. Pesquisas feitas por outras organizações ou disponibilizadas por órgãos governamentais também são dados secundários. Apesar da facilidade, elas não contam com informações específicas para seu negócio.
Antes, fazer pesquisas de dados primários era caro. Hoje, com a internet, essa tarefa ficou muito mais em conta e fácil.
Então, para fazer inteligência de mercado, é necessário recolher todo o material e separar aquilo que será realmente útil para sua empresa, já que a intenção é que os dados tragam uma visão global da empresa. Algumas informações podem ser coletadas e analisadas em um tempo mais espaçado (trimestral, semestral ou anualmente), enquanto outras pedem análise em curto período.
Como aderir à inteligência de mercado na empresa?
O ideal é que cada setor faça esse levantamento de dados. Por exemplo, o gestor de marketing coleta e analisa dados de marketing; o de vendas, idem. Essa coleta deve ser padronizada, para trazer tudo o que a empresa realmente necessita e otimizar a coleta.
Por meio de aplicativos e softwares de automação, você coleta os dados em campo e os compartilha simultaneamente em relatórios de forma rápida e organizada.
Um exemplo prático
Você tem uma loja de sapatos e que implementar a inteligência de mercado. Para isso, precisa saber quanto é gasto na compra de calçados com os fornecedores, ou seja, os custos diretos. Como eles costumam variar com o tempo, você precisa investigá-los periodicamente.
Depois, vamos para os custos secundários: gastos com aluguel e energia elétrica da loja, impostos, salários.
Agora é hora de saber o quanto você ganha com cada sapato vendido, quantos sapatos são vendidos por dia, em quais dias da semana há mais vendas, qual o valor do ticket médio, se a exposição do produto na vitrine causa algum impacto e muito mais. Com isso, você vai saber, por exemplo, em quais épocas do ano as vendas são mais fortes e, principalmente, se a loja está tendo lucro ou prejuízo.
Veracidade dos dados
As informações devem ser verdadeiras. Se houver dúvidas sobre a veracidade de algo, descarte. Lembre-se de que elas vão pautar as decisões que guiarão o futuro da empresa.
Esses dados devem ser organizados em planilhas ou num sistema de gestão. A partir daí, analisados para que todas as tomadas de decisão de cada setor tenham uma base analítica, e não em puro achismo.
Cultura de análise de dados
A partir da análise e separação de tudo o que é realmente útil, é preciso que todas as decisões da sua empresa sejam tomadas com base nesses dados. Por isso, é importante contar com uma equipe formada por profissionais de perfil analítico, que já trabalhem com dados e números.
Com pesquisa e inteligência de mercado, você é capaz de tomar decisões muito mais certeiras e, com isso, ter o posicionamento de marca necessário para falar com o cliente que você deseja. E se você quiser reposicionar e otimizar sua empresa ainda mais, tornando-a cada vez mais influente, conheça e entre em contato com a Consulting House!