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O que faz de uma empresa criativa? Descubra aqui

Uma animação de uma lâmpada ligando-se à tomada para acender, remetendo às empresas criativas com ideias inovadoras

Muita gente pensa que empresas criativas lidam somente com publicidade, moda ou marketing. Engano: essas organizações privilegiam a criatividade tanto para os clientes externos quanto para os internos. 

Banners, marketing inovador e identidade visual bem pensada fazem parte do trabalho de empresas criativas. No entanto, eles devem atrair todos os públicos envolvidos — ou seja, todos os stakeholders.

Também chamadas de indústrias criativas, essas organizações podem oferecer todo tipo de produto e serviço. Então acredite: seu negócio também pode fazer parte delas. 

Neste post, você vai entender o que são empresas criativas e como transformar o seu negócio em uma delas. Confira!

O que são empresas criativas?

São empresas que investem em inovações dentro e fora do ambiente profissional. Isso significa que elas criam estratégias para valorização do público interno e desenvolvimento de talentos que, futuramente, podem virar gestores ou técnicos dentro da própria administração. Aliás, ter um plano de carreira já é algo que faz parte de uma gestão inovadora. 

Um dos papéis mais interessantes das empresas inovadoras é que elas forçam todo o mercado a se modificar. A Microsoft mudou o uso dos computadores com o Windows; a Apple, com o computador pessoal e com o iPhone; o Google, com o buscador mais famoso da história. Todas elas se modificaram e obrigaram as outras a se modificarem.

Isso, é claro, é muito comum em ambientes de tecnologia, mas não apenas. Um grande exemplo é a Havaianas, que mudou de um produto funcional e duradouro para um acessório de moda usado internacionalmente.

Como levar criatividade a uma empresa?

Uma porta de vidro com vários post-its colados, remetendo à criatividade de empresas
As empresas criativas se destacam pela inovação que trazem ao mercado. Há certas mudanças que podem trazer mais visibilidade para o seu negócio nesse sentido.

Em 2018 a empresa eleita como a mais inovadora foi a ServiceNow, voltada para computação em nuvem. No entanto, como você viu, empresas criativas não são necessariamente voltadas à tecnologia, publicidade ou marketing.

Antes, em 2013, a Sanofi, multinacional farmacêutica, foi considerada a mais criativa do mundo em um levantamento feito pelo site ViewsHub. Resumindo: até quem trabalha em campos mais tradicionais de produtos e serviços pode se beneficiar do estímulo a inovações.

Não existe uma fórmula que faça com que um negócio se transforme em uma empresa criativa. Porém, há mudanças que você pode adotar para fomentar essa criatividade e inovação entre os profissionais. Veja:

Não se acomode

O Google é o maior buscador da internet — é quase impossível imaginar uma busca que não seja feita pela ferramenta. Além de ter revolucionado a internet, ele trabalha com robôs, indexadores e uma série de regras que fazem com que a qualidade dos textos, vídeos e demais materiais produzidos evoluam continuamente. Se um texto não tiver coerência e informações relevantes, por exemplo, dificilmente aparecerá nos primeiros lugares de uma pesquisa.

Mas você já parou para pensar como seria se a empresa tivesse parado apenas em oferecer resultados de busca?

Entre ferramentas e tecnologias que deram muito certo (Google Maps, o navegador Chrome e o Gmail) e muito errado (Google Glass e Google+), a empresa nunca parou de trazer inovações. Isso não só a fortaleceu como uma das maiores multinacionais da história, mas também forçou a concorrência (e nisso vamos de Microsoft a Apple) a fazer o mesmo.

Trabalhe o branding

Entre empresas criativas, a Disney é sempre lembrada pela magia que oferece em todos os detalhes, do parque ao hotel em que os turistas se hospedam. A influência é tanta que hoje diversas empresas desejam adotar o modelo Disney de negócios.

Mas como sua empresa pode oferecer essa “magia” em todos os momentos? 

Primeiramente, trabalhando seu branding, ou seja, a forma como deseja ser vista pelos clientes. Para isso, você precisa modificar seu posicionamento de mercado. 

A Granado, por exemplo, por quase 100 anos foi apenas uma fabricante de talcos. Em 1994, ao ser comprada pelo inglês Christopher Freeman, passou por uma série de transformações, começando por aproveitar o apelo tradicional da marca e oferecer novos produtos (hoje, são mais de 800) com um design retrô, das décadas de 1910-30. Hoje, é sinônimo de uma empresa vintage que oferece qualidade e de uma loja que apela para a nostalgia de um passado que seus clientes não conheceram.

Como você deseja que seus clientes vejam sua empresa? Quando você deseja ser lembrado? Ofereça um ambiente que permita o desenvolvimento de uma nova imagem para sua empresa.

Tenha uma estratégia criativa

Um jogo de xadrez com uma peça em destaque usando uma coroa, remete às empresas criativas que se destacam no mercado
Em empresas criativas, o incentivo a ideias novas é fundamental

Voltando à Disney: empresas criativas costumam ter estratégias que fomentem ideias nos colaboradores. A gigante do entretenimento trabalha com a Disney Creative Strategy, que se divide em 3 papéis sequenciais: o sonhador, o realista e o crítico. 

  • sonhador: é a hora do brainstorming, com uma associação livre de ideias, sem uma conexão lógica com outras ditas ou já trabalhadas;
  • realista: nessa hora, você e a equipe observam quais delas são possíveis de colocar em prática;
  • crítico: aqui é o momento de observar como colocar isso em prática de forma efetiva. Será que essas ideias foram fundamentadas a ponto de trazer resultados positivos? O que está faltando para que seu plano esteja completo?

Invista no endomarketing

Ter ferramentas para inovar e fazer com que seu público interno esteja motivado é fundamental. Porém, ele precisa conhecê-las e, principalmente, ser encantado por elas. É para isso que o endomarketing serve.

Ter uma equipe de endomarketing significa ter colaboradores preparados para criar estratégias de motivação dos funcionários e as melhores técnicas para cativá-los. Além disso, as ações são divulgadas pelas ferramentas de comunicação interna da empresa — tudo seguindo a identidade visual e tom de voz escolhido e desenvolvido para os clientes externos.

 

Empresas criativas investem em propostas que a tirem da zona de conforto e, principalmente, inspiram-se em líderes e organizações de sucesso. A Consulting House é o elo entre você e os grandes gestores do seu segmento. Entre em contato e conheça nossos serviços!

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