CH Digital

O portal de notícias do mercado

Desafio profissional: como manter a valorização no mercado

fotografia de uma pessoa jogando xadrez como analogia ás estratégias necessárias para vencer o desafio profissional

Quando se é dono de uma empresa, sabemos como é grande o desafio profissional de manter a empresa valorizada. São inúmeros percalços que aparecem diariamente. 

Alguns são constantes, outros sazonais. Porém, é preciso ter jogo de cintura para resolvê-los e continuar inovando.

Qual desafio profissional mais aparece na sua empresa? Veja quais são as principais metas que uma empresa deve ter: 

Desafio profissional: quais as principais atribuições de uma empresa?

Saiba quais desafios são mais constantes quando você é dono ou CEO de uma organização:

Inovar no segmento

Quem faz o mesmo que a concorrência não sobrevive no mercado. Uma empresa deve ter seu diferencial, mesmo que o produto ou serviço seja parecido. 

Melhor preço, qualidade acima da média, status, custo-benefício: você deve desenvolver seu branding a fim de mostrar seu diferencial.

Quando falamos em inovar, o primeiro ponto em que pensamos é em um novo produto/serviço. Se você já o tem, melhor ainda. 

Mas lembre-se: embora você possa começar oferecendo-o em um preço mais em conta, ele deve ser o suficiente para não fechar o caixa no prejuízo. O valor deve levar em conta todos os custos da operação mais o lucro que sua empresa precisa ter.

Gerir finanças

Imagem de um relógio ao lado de moedas que dão origem a pequenas plantas simbolizando como a gestão de tempo e dinheiro são o principal desafio profissional para quem procura progredir no mercado
Antes de encarar qualquer desafio profissional é necessário entender os limites e possibilidades do setor financeiro

 É fundamental que um gestor entenda um pouco de cada setor em sua empresa: comunicação, marketing, logística e TI, por exemplo. 

No entanto, se você puder escolher um deles para se aprofundar, deve ser o financeiro. Sem um caixa aceitável, fica difícil sobreviver em um mercado que exige muito investimento.

Quando resolver investir em produtos, serviços, promoção ou ampliação do negócio, veja quanto você terá que investir, se há dinheiro no caixa para tal e quanto de lucro esse investimento pode gerar

Além disso, tenha um controle dos clientes que mais investem na sua empresa e dos inadimplentes.

Melhorar a imagem da marca

Quando a empresa passa por uma crise, é normal que a imagem fique um pouco manchada. Nesse momento, você deve elaborar um plano de marketing que possa reverter essa visão do público sobre sua marca.

O branding também é uma solução aqui: você define qual é o posicionamento que deseja ter na mente do cliente e cria estratégias que possam melhorar a imagem da empresa.

Mas se o público já tem uma imagem positiva sobre sua empresa, o desafio profissional é mantê-la. Pode parecer fácil, mas qualquer deslize pode manchá-la.

Portanto, nunca deixe de desenvolver campanhas de marketing alinhadas ao posicionamento de sua marca.

Ganhar reconhecimento

fotografia do logo da marca nike simbolizando o desafio profissional de gerar reconhecimento de marca
Para se manter no mercado as organizações enfrentam o desafio profissional de serem reconhecidas em meio às concorrentes

Em um segmento competitivo, principalmente quando se está começando, é um grande desafio profissional ganhar reconhecimento no mercado. Esse princípio é fundamental para adquirir clientes. 

É por isso que o público tende a aumentar quando as empresas resistem aos primeiros anos de vida. Quanto mais tempo no mercado, mais credibilidade transparece e, consequentemente, mais pessoas tendem a procurar seu produto/serviço.

Ganhar reconhecimento é mais complicado quando se está começando, mas, ao mesmo tempo, permite que você se reinvente com mais facilidade, adapte seu branding aos clientes que deseja conquistar, crie uma identidade alinhada à sua persona e muito mais.

Porém, credibilidade vai além daquilo que você mostra — é aquilo que você realmente é, e o público consegue enxergar. 

Todos os produtos e/ou serviços oferecidos devem estar relacionados aosvalores (transparência, valorização do colaborador, sustentabilidade) de sua empresa. E acima de tudo, deve-se ter honestidade em tudo o que faz.

Aumentar a demanda

Ampliar o número de clientes é um desafio profissional presente na maior parte das empresas. Afinal, é preciso não se acomodar. 

O público muda com o tempo: hoje uma persona com determinadas características não é a mesma da década de 90. Portanto, conhecer seu potencial cliente é fundamental.

Aliás, conhecer a persona e o mercado é fundamental para aumentar a demanda porque só assim você consegue adiantar o desejo do seu cliente — mesmo que ele sequer saiba dessa vontade dele. 

Grandes empresas conseguiram esse feito justamente porque investiram em um nicho de mercado que já estava ali, mas ninguém conseguia enxergar.

Contratar profissionais capacitados

imagem de uma mesa com peões em um tabuleiro representando o desafio profissional de recrutar talentos
Recrutar e fidelizar talentos é o desafio profissional mais requisitados para o mercado atual.

Parece bobagem, mas contratar profissionais capacitados é um desafio profissional bem grande — principalmente se sua empresa ainda não tiver nome no mercado.

Portanto, o gestor precisa criar estratégias que mostrem não só o valor de adquirir seu produto/serviço, mas também de desenvolvê-lo.

Salários compatíveis, benefícios adicionais, cultura organizacional bem definida, um ambiente de trabalho saudável e possibilidade de crescimento são alguns dos fatores que atraem e fidelizam talentos.

Se a sua empresa sofre com turnover, é hora de investigar: quais cargos são mais afetados? Há um setor em que isso mais acontece? O que os profissionais que se desligam da empresa alegam na saída?

Com muito ou pouco investimento financeiro, sua empresa precisa ser um ambiente que valorize o profissional e possibilita avanço em sua carreira.

Como você viu, sempre há um desafio profissional para encarar

Portanto, é preciso estar preparado, principalmente para as tribulações mais conhecidas no mercado. E nada melhor do que falar com grandes líderes do segmento para aprender ainda mais sobre gestão, marketing e pessoas.

Com a Consulting House, você consegue participar de benchmarkings com grandes executivos da sua área. 

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Conheça a Consulting House

 

Últimas Matérias


fotografia de uma pessoa jogando xadrez como analogia ás estratégias necessárias para vencer o desafio profissional

Desafio profissional: como manter a valorização no mercado

Fotografia de um profissional anotando em um papel suas pesquisas sobre o que é trainee

Saiba o que é trainee e como ele pode ser útil na sua empresa

fotografia de um profissional arrumando seu terno confiante após entender o que faz um ceo e a importância para sua empresa

Você sabe o que faz um CEO e qual sua importância em uma empresa?

Imagem de um dardo com uma flecha acertada no centro simbolizando a precisão necessária quando se pensa em como definir o público-alvo

Quer saber como definir público-alvo de maneira eficaz? Nós te ajudamos

pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reunião, felizes e pensando em maneiras de aumentar a criatividade no trabalho

A criatividade no trabalho pode aumentar a satisfação e a produtividade

CARREGAR MAIS