Segundo dados do Sebrae, os micro e pequenos negócios representam uma parcela de 98% do total de empresas brasileiras. Eles também são os que geram o maior índice de empregos e contribuem com mais da metade dos salários. Só mesmo empreendedores de sucesso garantem números como esses mesmo em meio à crise.
Um bom exemplo disso foi a greve dos caminhoneiros, que afetou mais de 3 milhões de negócios em todo o país. Infelizmente, movimentos como esse são reflexo de uma administração pública ineficiente. Mas o que faz com que muitos, ainda assim, colaborem para os números surpreendentes que destacamos acima?
A diferença pode estar na forma como você encara a crise. Para ajudá-lo a refletir sobre isso, produzimos este conteúdo especial. Aproveite e se inspire!
O que a crise diz sobre seu perfil: autoconhecimento
“Mar calmo nunca fez bom marinheiro”. É possível que você já tenha ouvido esse ditado popular em algum momento e em algum lugar. De qualquer forma, não o veja apenas como uma frase de motivação, mas como uma realidade. Fortes ou fracos, os ventos da crise sempre vão soprar. Portanto, você precisa saber remar para estabilizar sua embarcação.
Na prática, para além das metáforas, o segredo está em desenvolver seu autoconhecimento. Entender suas reações e saber dialogar consigo mesmo são características inerentes ao perfil dos empreendedores de sucesso. Assim, você será capaz de absorver, por exemplo, estas dicas que trouxemos para lidar com a crise.
Como empreendedores de sucesso reagem à crise
Tudo depende de ponto de vista. Por serem naturalmente apaixonados pela sua ideia, é comum que empreendedores de sucesso conduzam seu negócio à base da emoção. Não que ela deva ser evitada, afinal, foi sua persistência, por exemplo, que o fez sair do lugar comum e empreender. Entretanto, momentos de crise exigem atitudes racionais.
Neste sentido, veja o que você pode fazer para desenvolver uma mentalidade equilibrada para lidar com a crise, tanto de maneira comportamental quanto prática.
Veja a crise como uma oportunidade
Empreendedores de sucesso são otimistas o suficiente para inspirar as pessoas ao seu redor mesmo quando nada parece favorável. Não se trata apenas de uma estratégia de marketing pessoal, mas de enxergar a crise como uma possibilidade de se reinventar — e, principalmente, instigar esse sentimento em quem está no mesmo barco que você.
Inspire-se nos cases de outros empreendedores de sucesso que encontraram alternativas ousadas para se adaptar aos efeitos da crise. É o caso da Verity Group, consultoria digital paulista que adquiriu outras empresas para se fortalecer. Pode até parecer ousadia aumentar os investimentos em época de recessão, mas para a empresa, deu certo!
Entenda que a crise sempre vai chegar
Na mesma reportagem da GloboNews, Dino Sany, diretor financeiro da holding de franquias SMZTO, afirma que as empresas não devem sobreviver apenas durante a crise, mas sim durante todo o tempo. Talvez essa seja a noção mais importante que você deva ter enquanto empreendedor: a única certeza é que sempre haverá oscilações.
Aquela velha máxima de que a vida é feita de altos e baixos é totalmente aplicável à realidade dos empreendedores de sucesso. Por isso, deixe de se cobrar que seu financeiro esteja equilibrado o tempo inteiro ou que suas vendas atinjam a meta mensalmente. Trabalhe com objetivos possíveis e esteja preparado para quando não alcançá-los.
Promova processos contínuos de inovação
Você não precisa esperar a crise chegar para lidar com ela. Empreendedores de sucesso mantêm em seu DNA o gosto pela novidade. Logo, aquela ideia extraordinária que fez você abrir seu próprio negócio pode se tornar obsoleta. Isso não quer dizer que se trata de um produto ou serviço ruim, mas que o mundo muda e as pessoas também.
Sendo assim, evite permanecer na sua zona de conforto. Procure estar sempre à disposição para ouvir os feedbacks dos seus clientes e se apropriar deles para criar um processo de gestão da inovação. Ao se adaptar naturalmente ao que o mercado exige, você se previne das dificuldades que os períodos de baixa podem trazer ao seu negócio.
Quando repensar as suas atitudes como empreendedor
Se você sente dificuldade ou desmotivação em ter que lidar com a pressão de uma crise, tente dar um passo atrás. Em vez de procurar maneiras de aumentar suas vendas, experimente estas estratégias e crie suas próprias oportunidades.
- Networking: conheça e compartilhe experiências com outros empreendedores de sucesso, como uma espécie de benchmarking. É comum que o foco no seu negócio não o faça pensar em alternativas de superar a crise.
- Parcerias: o mercado nunca esteve tão favorável às parcerias entre empresas. Para além de sobreviver à crise, você pode acabar construindo novas oportunidades de negócio para alcançar públicos nunca imaginados.
- Coaching: se você está precisando alinhar suas próprias expectativas e determinar seus objetivos e os do seu negócio, experimente tanto o método tradicional de autodesenvolvimento quanto o coaching empresarial.
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