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Gestão de equipes: as melhores práticas para liderar seus colaboradores

entendendo a gestão de equipes

“De tudo o que fiz na minha carreira, o mais importante foi liderar pessoas para alcançarmos juntos nossos objetivos”. Esse pensamento é de Walt Disney, criador de uma das maiores companhias de entretenimento do mundo. O legado deixado pelo seu trabalho reforça a relevância de uma boa gestão de equipes para o sucesso de um empreendimento.

Se você ainda está desenvolvendo sua liderança ou já sente que ela é um potencial inato, não importa: sempre há como aprimorar suas habilidades. Este post apresenta a importância de uma gestão de equipes eficiente, as características de um bom líder e 8 práticas para você aplicar junto aos seus colaboradores. Acompanhe!

A importância de uma gestão de equipes eficiente

As novas práticas de liderança do mundo corporativo passaram a considerar as pessoas como o principal fator de sucesso das organizações. Só isso já deveria ser suficiente para que os responsáveis pelo capital humano elaborassem estratégias alinhadas ao perfil de seus liderados. Porém, desenvolver uma gestão de equipes eficiente ainda é um desafio.

Selecionar adequadamente seus aliados e manter um grupo coeso devem ser prioridades não apenas do departamento de RH, mas da gestão de pessoas como um todo. Sua importância está em descobrir e explorar o potencial dos colaboradores para que eles trabalhem satisfeitos. Com isso, os índices de retenção aumentam.

As características primordiais de um bom líder

Já falamos aqui no blog sobre o quanto aquela figura do chefe autoritário está ultrapassada. A realidade de um gestor de equipes da atualidade caminha junto com a equipe, extraindo o melhor dos seus liderados, conectando-se com eles e entre eles. Portanto, o principal segredo é estar presente no dia a dia da operação.

Um bom líder sabe que o relacionamento é a base da gestão de equipes. A partir da troca contínua com seus colaboradores é que você se sentirá no controle. Sem falar, claro, na sensação de segurança que a imagem de um líder presente representa para eles. Por isso, importe-se genuinamente em construir um ambiente saudável.

9 práticas para liderar seus colaboradores

Para ajudar você a criar esse clima favorável e aperfeiçoar a sua gestão de equipes, trouxemos 8 dicas essenciais:

1. Participe do processo de seleção

A integração entre setores tem sido incentivada nos mais diversos tipos de organizações. É por isso que o RH se tornou um departamento altamente estratégico.

Aproveite para se aliar aos recrutadores para participar ativamente do processo seletivo dos seus funcionários. Assim você estabelece uma conexão com seu colaborador desde o início.

2. Aprenda a lidar com a diversidade

Ao mesmo tempo que se tornou uma discussão importante e recorrente no ambiente corporativo, a diversidade ainda é um tema delicado para a gestão de equipes.

Além das diferenças de cor, crença e gênero, considere também as particularidades de cada colaborador, entendendo suas possibilidades e evitando exigir o que eles não podem entregar.

3. Saiba equilibrar profissional e pessoal

Um bom líder sabe dosar os limites entre sua postura pessoal e sua posição profissional. Isso significa, por exemplo, que é necessário estabelecer critérios de avaliação que considerem o desempenho dos seus colaboradores no trabalho que executam. Dessa forma, você não favorece ninguém.

4. Comunique-se abertamente sempre

realizando a gestão de equipes
A comunicação aberta e clara e fundamental para que a gestão de equipes funcione bem e de resultados satisfatórios para todos.

Um bom planejamento de comunicação corporativa também deve ser voltado ao treinamento dos líderes para desenvolver sua habilidade de relacionamento.

Diante de uma crise interna ou externa, a gestão de equipes significa deixar claro qual é o problema e como solucioná-lo.

5. Deixe claros os objetivos do negócio

Uma das responsabilidades dos líderes empresariais é compreender os objetivos gerais da empresa e adaptá-los aos departamentos para que as equipes tenham noção do seu trabalho. Não é simplesmente por uma questão de alcançar metas, mas porque é bem melhor trabalhar com um propósito.

6. Estabeleça metas claras e alcançáveis

Nesse movimento de adaptar os objetivos do negócio aos da sua equipe, você precisa voltar à questão da diversidade e ter em mente o potencial de cada um.

Uma boa meta deve ser ambiciosa o suficiente para ser atingida, mas não absurda. Do contrário, você desmotiva seus colaboradores e prejudica sua gestão de equipes.

7. Delegue as atividades de forma justa

As responsabilidades pelas atividades devem considerar os diversos níveis da sua equipe. Seniores, plenos ou juniores, analistas e assistentes devem receber desafios à altura do que podem desenvolver. A quantidade de tarefas também deve ser respeitada para que ninguém se sinta sobrecarregado.

8. Crie para uma cultura de feedbacks

Ninguém gosta de surpresas desagradáveis. Antes de decidir pelo desligamento deliberado de um funcionário, reflita se você deixou claro o que esperava dele.

Ao criar uma cultura de feedbacks regulares, você alinha expectativas durante a operação, além de reconhecer as conquistas e esclarecer o que pode ser melhorado.

Assim como o exemplo de líderes inspiradores como Walt Disney, trazer a cultura de gestão de equipes para sua realidade é fundamental. Conecte-se com personalidades exemplares em suas áreas de atuação através dos encontros da Consulting House e descubra como realizar a melhor gestão de equipes para seu negócio!

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