Quando você começa a pensar em estratégias digitais, é essencial saber como mensurar resultados. Para isso, existem várias ferramentas — entre elas, os KPIs. Se você ainda não conhece, não deixe para depois: o uso de KPIs é uma das melhores maneiras de analisar os resultados do seu negócio tanto dentro quanto fora da internet.
Bons indicadores podem fornecer resultados precisos, antecipar problemas e evitar prejuízos. Neste post, você vai saber o que é KPI, por que ele é importante para o planejamento estratégico e quais devem ser usados por sua empresa. Confira!
O que é um KPI?
Key performance indicator ou indicador-chave de performance é uma ferramenta para medir o desempenho de uma ação isolada ou de um conjunto de estratégias.
Muita gente confunde KPI com métrica, mas será que são realmente a mesma coisa?
A resposta é não. Métricas são indicadores mais amplos que refletem o comportamento do usuário na sua página, como a taxa de rejeição, o número de likes e o número de compartilhamentos. São mais objetivas e simples de mensurar.
Já os KPIs são mais subjetivos, pois cruzam informações (no caso, métricas) para obter dados específicos. Exemplo: o CTR (taxa de cliques), que é a relação de quantas pessoas visualizaram seu anúncio, e-mail ou página e quantas realmente clicaram. São dados bem ricos para seu negócio.
Por que os KPIs são importantes para o planejamento estratégico da empresa?
Porque eles trazem informações realmente importantes para seu negócio. Voltemos ao exemplo do CTR: quando você descobre que milhares de pessoas viram seu anúncio, pode ficar até animado, não é verdade? Mas isso não significa que elas tenham parado para lê-lo ou até mesmo ter clicado nele. Se milhares de usuário viram seu anúncio, mas poucas dezenas clicaram, será que não há algo de errado? O que pode ser aprimorado?
Além disso, você só descobre o que está dando certo ou errado na sua estratégia se fizer uma análise dos resultados. O KPI é uma das formas mais eficientes de fazer essa avaliação. É ele quem vai dizer a você se o retorno sobre investimento (ROI) é o desejado.
Quais são os principais KPIs usados atualmente?
Veja exemplos de KPI que podem fazer toda a diferença nas estratégias da sua empresa:
Custo de aquisição de cliente (CAC)
O CAC é quanto você gasta para converter um visitante em um cliente. Para isso, você deve somar todos os gastos com Marketing e Vendas e dividir pela quantidade de clientes obtidos em um determinado período.
Com ele, você pode verificar se o valor investido está compensando, principalmente com relação ao ticket médio de cada consumidor. Também é possível observar se os gastos com cliente estão aumentando ou diminuindo com o tempo, e, caso esteja aumentando, se está compensando ou não.
Taxa de conversão
Também conhecida como Win Rate, a taxa de conversão informa a quantidade de leads (ou seja, pessoas que deixaram dados de contato com sua empresa) que foram transformados em clientes.
Num exemplo voltado para o marketing digital: quantas pessoas que deixaram seu e-mail em seu blog, site e landing pages foram convertidas após o período de nutrição (envio de e-mails marketing)?
Para descobrir esse número, divida o número total de clientes pelo número de leads.
Outra taxa de conversão que você pode analisar é o número de visitantes que se converteram em leads. Desses, é fundamental separar visitantes orgânicos (que não clicaram em anúncios para chegar ao seu site) dos pagos (que clicaram em anúncios).
Produtividade
Avalia o nível de desempenho tanto dos seus colaboradores quanto das máquinas. É possível descobrir esse KPI por meio da relação entre tempo, nível de esforço, recursos e resultados alcançados.
Net Promoter Score (NPS)
É a probabilidade de que seu cliente recomende sua empresa a outras pessoas. Esse número pode ser mensurado por notas da seguinte forma:
- 0 a 6: clientes que dão essas notas são conhecidos como detratores, pois estão, de certa forma, insatisfeitos. Essa categoria de consumidores acaba afastando novas pessoas do seu negócio;
- 7 a 8: neutros. não promovem sua empresa, mas também não afastam novos consumidores;
- 9 a 10: são os promotores, que divulgam sua empresa e atraem novos clientes.
Ticket médio
Indicador importantíssimo para suas vendas, o ticket médio é o valor médio gasto por cada cliente no seu negócio. Você pode descobri-lo dividindo o valor total das vendas da sua empresa pelo número de clientes em um determinado período. Assim, é possível saber se o valor que um cliente gasta em sua empresa é o suficiente e como criar estratégias para aumentá-lo.
Customer Lifetime Value (CLV)
O valor de vida do cliente estima o potencial lucro gerado por um determinado cliente. Resumindo, quanto um cliente gasta em sua empresa durante um período de um ano, por exemplo.
Para conseguir esse valor, você deve fazer a seguinte conta:
ticket médio do cliente x média de compras por cliente a cada ano x tempo de relacionamento
Esse KPI é essencial para a maioria dos negócios tanto on quanto offline.
Viu como o KPI pode fazer toda a diferença no seu negócio? Mensurá-lo traz informações importantíssimas para uma estratégia ou até para o andamento da empresa. Mas não se esqueça de que há inúmeros indicadores que podem ser usados, e nem todos são importantes para seu negócio. Saiba quais dados são essenciais e não deixe de estudá-los periodicamente, a Consulting House ajuda você a melhorá-los a cada dia.