Sabemos como é importante, mas ao mesmo tempo difícil, fixar positivamente sua marca na mente dos consumidores. Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico e contar com diversas ações on e offline.
Uma das mais conhecidas é o oferecimento de brindes empresariais. Esses itens simples e úteis estão sempre com o cliente, mantendo o nome da sua empresa perto dele.
Econômicos e eficazes, esses brindes são uma estratégia segura para sua empresa, mas ainda existe quem não enxergue suas vantagens. Tem dúvidas sobre o assunto? Continue lendo para esclarecer suas dúvidas!
O que são brindes empresariais?
Os brindes empresariais são uma ferramenta de marketing voltada para conquistar a simpatia do cliente. Além de manter a marca sempre próxima, o item deve ter uma utilidade real no dia a dia.
Uma das vantagens do brinde é criar uma sensação de atenção da empresa com o cliente, causando a impressão de exclusividade e importância para o cliente. Além disso, é uma forma positiva de manter a sua marca na mente do consumidor.
É importante também que esse pequeno presente surpreenda quem vai recebê-lo. Isso não significa ter um alto investimento, mas sim ofertar brindes promocionais bem-feitos, úteis e que estejam ligados à imagem visual da sua empresa. Esse último fator é extremamente importante, já que o usuário deve se lembrar da sua marca assim que vir o brinde.
Quais as vantagens dos brindes empresariais?
As vantagens dos brindes empresariais são muitas, como explicitado abaixo. Deve-se lembrar, porém, que os brindes devem trazer benefícios tanto para os clientes quanto para a empresa. Veja o que eles podem proporcionar ao seu negócio:
Fixa a imagem da empresa
Como você viu, aqui o principal objetivo dos brindes empresariais é criar proximidade do cliente com a marca. Isso acontece quando a empresa oferece um item que tem real utilidade na vida do consumidor.
Se você tem um escritório de Direito, por exemplo, e oferece canetas e blocos para seus clientes, eles terão sempre seu nome e telefone por perto quando precisarem. Na hora em que ocorrer algum problema, invariavelmente saberão quem procurar.
Dão uma prévia do produto
Amostras também são exemplos de brindes empresariais. Se você tiver um negócio de produtos de beleza e sua marca for nova no mercado, oferecer itens em miniatura pode ser a chance de que novos consumidores conheçam seu catálogo. Um produto em tamanho reduzido é mais fácil de carregar na necessaire, portanto o cliente terá acesso a ele mais frequentemente.
Pode aumentar o número de clientes
O brinde pode causar uma percepção de cuidado com o cliente, o que é capaz de cativar o público. Além disso, no caso de amostras, é a chance de atrair consumidores mostrando a qualidade do seu produto.
Fortalece o relacionamento interno
Não é apenas o público externo que será impactado — seus clientes internos também podem se beneficiar dos brindes empresariais.
Você pode distribuir lembranças em eventos do RH, momentos de comemoração (por exemplo, aniversários) e datas sazonais. Natal, Dia das Mães e Páscoa podem contar com brindes pensados para seus colaboradores.
Como usar brindes empresariais para impactar?
Use-os em conjunto como uma estratégia maior
Os brindes devem fazer parte da estratégia de branding da sua empresa. Branding nada mais é do que o posicionamento da sua marca na mente do consumidor. Portanto, desde a escolha até o design de cada item devem refletir como você deseja que seu negócio seja percebido pelo cliente.
Considere o momento de entrega
O momento em que os brindes empresariais serão entregues também é importante para fortalecer o laço com o consumidor. Se você entrega cadernetas e canetas antes de uma palestra, por exemplo, o cliente já terá a oportunidade de utilizá-los. O mesmo acontece quando você entrega squeezes em uma corrida de rua.
Use como benefício à aquisição de vários produtos
Seu cliente quer comprar um produto que faz parte de uma linha. Para que ele possa levar um combo, você pode oferecer um brinde que possa complementar o uso desses itens ou que seja a amostra de uma novidade da sua empresa.
Quando o cliente enxerga vantagem no seu brinde, ele fica mais aberto a adquirir outros produtos. Além disso, pode auxiliar na sua fidelização.
Ofereça brindes como recompensas
Entre o público interno, por que não oferecer brindes para quem bate metas? Afinal, o colaborador vai se sentir muito mais motivado se souber que vai conquistar algum benefício. Nesse caso, os brindes devem ser mais elaborados e não necessariamente tangíveis.
Viagens, dias em spa ou em um sítio podem ser considerados brindes empresariais. Veja qual tipo de benefício é valorizado pelo seu colaborador. O importante é que ele se sinta valorizado e ouvido pela empresa.
Como você viu, os brindes empresariais são parte de uma estratégia para fixar sua empresa na mente do cliente. Outra maneira inteligente é patrocinando os encontros Consulting House, que dão a oportunidade de expor sua marca de forma eficaz. Entre em contato com um especialista e saiba mais!