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Benchmark ou benchmarking: veja o que são e sua importância

Empresários discutindo um planejamento representando o processo de benchmarking.

Todo líder empresarial já se perguntou em algum momento qual o termo correto: benchmark ou benchmarking. Para além da diferença entre as denominações, o seu significado carrega uma valiosa estratégia para as empresas que desejam se manter atuantes e, principalmente, competitivas. 

No dia a dia da operação, é comum que os gestores se vejam diante do desafio de implementar processos desconhecidos ou de desenvolver um novo produto ou serviço. Neste caso, a teoria não é suficiente. É necessário ir além do comum e buscar as melhores práticas das empresas líderes no seu segmento.

Ao observar, o que está funcionando no mercado, os gestores têm à disposição um termômetro que responde duas questões primordiais: como a sua empresa está se saindo em relação às outras e o que elas estão fazendo para alcançar o sucesso.

Não sabe por onde começar? Continue a leitura e descubra o que é benchmark ou benchmarking, por que ele é essencial para sua empresa e como aplicar essa ferramenta em eventos corporativos.

O que é benchmarking e para o que serve?

O benchmarking é um processo de avaliação comparativa que acontece, normalmente, entre empresas de uma mesma área de atuação. Por meio de uma pesquisa criteriosa, a ferramenta permite observar, com profundidade, informações úteis e estratégicas para embasar a tomada de decisão dos líderes empresariais em seus próprios projetos.

A necessidade de benchmarking ou benchmark — cuja diferença veremos mais adiante — surge em um contexto de insegurança ou estagnação, quando a empresa não obtém resultados satisfatórios de suas ações. Logo, se existe um player avançando no mesmo segmento de mercado, nada mais oportuno do que se espelhar nele.

Por outro lado, o benchmarking também pode acontecer entre organizações de áreas diferentes com o objetivo de lançar um olhar aos processos, como práticas de gestão de equipes, de prospecção de clientes ou de recrutamento e seleção.

Quer saber se deve usar benchmark ou benchmarking? Veja em seguida!

Qual a diferença entre benchmark ou benchmarking?

A diferença entre benchmark ou benchmarking é, portanto: benchmarking é a identificação e pesquisa de empresas que sejam excelentes em algum aspecto, o qual possa ser copiado ou adaptado. Já benchmark é a empresa que serve de exemplo, pois já apresenta um trabalho muito bom.

Para entender melhor essa diferença entre benchmark ou benchmarking, vamos dar um exemplo: imagine duas organizações que atuem no setor de varejo, mas com portes totalmente diferentes. A primeira é uma empresa local que busca aumentar sua rede de distribuição. Já a segunda é uma marca com operação nacional e presença nas principais praças do país.

Por conta de seu desempenho exemplar, esta última torna-se alvo recorrente de pesquisas de concorrência, passando a ser considerada “benchmark” em sua área de atuação. Por sua vez, quando a pequena empresa resolve analisá-la, o processo é chamado de “benchmarking”.

Entretanto, ainda que o objetivo seja comparar as atividades, o benchmarking não é uma ferramenta de gestão que deve ser usada exclusivamente para reproduzir fórmulas prontas. Um bom benchmarking se inspira na concorrência para encontrar oportunidades não aproveitadas e oferecer novos produtos ou serviços.

Por que o benchmarking é essencial para sua empresa?

demonstração da importância do benchmark ou benchmarking
O benchmark ou benchmarking se torna essencial quando uma empresa deixa de trazer bons resultados.

Agora que você já sabe quando usar os termos benchmark ou benchmarking, vamos refletir sobre a relevância dessa ferramenta para o seu negócio.

Para começar, empresas que não se adaptam às constantes mudanças do macro e microambiente estão fadadas ao fracasso. Aquelas que preferem se fechar no seu negócio e contar com sua própria sorte, também. Nesse sentido, a chave para um bom benchmarking está no compartilhamento coletivo de estratégias que têm dado certo.

Por consequência, nos dias de hoje, o benchmarking acontece de maneira natural, sobretudo por conta dos canais digitais, que tornam as informações cada vez mais acessíveis. Portanto, se você mantém ou pretende iniciar um projeto de gestão da inovação, por exemplo, essa ferramenta fará parte obrigatória dos seus processos.

Um bom profissional de inteligência de mercado vai saber selecionar os ambientes mais adequados e extrair as percepções mais condizentes com a realidade da sua empresa. Os eventos corporativos são alguns desses ambientes que têm apresentado um excelente potencial para o benchmark ou benchmarking.

Como se faz benchmarking em eventos corporativos

Tudo é uma questão de disponibilidade. Nos eventos corporativos, os participantes estão predispostos a apresentar seu ponto de vista e compartilhar ideias. Da mesma forma, o ideal é que você também esteja. Afinal de contas, é nas discussões e nas relações de troca que você pode acabar criando oportunidades de parceria, por exemplo.

É nesse clima de troca que a Consulting House oferece uma série de modalidades de encontros empresariais que aproximam líderes aos maiores executivos do mercado. Essas experiências servem para facilitar o desenvolvimento de conexões de valor entre os participantes, fundamentais para o benchmarking.

Assim, é possível ampliar a visão estratégica sobre o mercado, contribuindo para a aceleração do seu negócio e para a geração de demanda.

No fim das contas, não se preocupe se você se confundir entre benchmark ou benchmarking em algum momento. O mais importante é entender que essa pode ser a chave para a virada na sua estratégia e que os eventos corporativos são uma excelente maneira de começar a avaliar o seu mercado de atuação.

 

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Então, vamos começar? Preparamos um post especial para você conhecer as vantagens de participar de eventos corporativos e as modalidades oferecidas pela Consulting House!

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