Qualquer empresa sabe da importância de atrair e engajar seu público para fidelizá-lo a sua marca. No entanto, quando pensamos em “público”, acabamos nos focando apenas no tradicional ― o externo, ou seja, os clientes. É imprescindível cativar também seus colaboradores, já que o público interno é o grande agente fidelizador. É para isso que existem as campanhas de endomarketing.
Você já ouviu falar sobre o assunto, mas não sabe bem do que se trata? Neste post, você vai entender como criar campanhas de endomarketing e qual a sua importância para o engajamento dos colaboradores. Confira!
O que é endomarketing?
Endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing externo voltadas para o público interno, ou seja, seus colaboradores. Aqui, o objetivo é fidelizar as equipes como se elas fossem clientes do seu produto para que, assim, eles possam conquistar o público externo com mais convicção, já que acreditam verdadeiramente na sua empresa.
Muita gente confunde endomarketing com comunicação interna. Uma empresa pode ter várias ferramentas de comunicação dentro da empresa ― intranet, informe e rede social corporativa, por exemplo ― e nem por isso está implementando ações de endomarketing. No entanto, o setor de comunicação pode colocá-las em prática usando essas ferramentas.
Aliás, as ações de marketing feitas pela comunicação interna com o objetivo de manter um ambiente organizacional mais saudável são, na verdade, marketing interno. No marketing interno, o colaborador é visto como colaborador; no endomarketing, como cliente.
Da mesma forma que ocorre com o externo, o essencial é criar uma imagem positiva da empresa entre o público interno. Além dele, você pode abranger também colaboradores terceirizados, famílias e franqueados, por exemplo.
Como as campanhas de endomarketing melhoram o engajamento dos colaboradores?
As ações são voltadas para cativar os colaboradores como se eles fossem clientes fiéis. Você provavelmente já viu alguém falar sobre uma empresa de forma apaixonada, sem nem ao mesmo ter trabalhado nela. Isso porque ele foi fidelizado não apenas pela qualidade do produto ou serviço, mas pelas ações que a empresa emprega. É essa a intenção das campanhas de endomarketing: fidelizar como se ele fosse um cliente.
As campanhas de endomarketing podem diminuir o turnover, evitar acidentes de trabalho, melhorar as vendas e muito mais. O necessário é ter ciência do problema que você deseja eliminar e criar estratégias para que isso aconteça.
Como montar uma campanha de endomarketing?
Qualquer campanha de endomarketing deve seguir uma ordem específica. Veja como fazer:
Decida o objetivo
Campanhas de marketing são feitas para engajar o público interno, mas não apenas isso. Para um plano estratégico dar certo, você precisa saber onde está, para onde deseja ir e o que fazer para chegar até lá.
Qual o seu objetivo? O que você deseja com essa campanha específica? Esse é o fator essencial e deve estar bem definido antes mesmo da ideia da campanha.
Faça um diagnóstico
Como você viu, um dos aspectos importantes das campanhas de endomarketing é saber onde sua empresa se encontra em relação ao objetivo. É importante também conhecer seu público interno para criar campanhas de endomarketing que falem diretamente com ele. A conversa com as equipes é fundamental.
O diagnóstico serve também para você saber não apenas o problema, mas o que está causando. Por exemplo: muitos colaboradores estão tendo problemas como LER (lesão por esforço repetitivo) ou DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) porque passam horas do dia sentados em frente ao computador, sem se levantar para um alongamento ou uma caminhada pela empresa.
Sabendo dessa informação, você pode criar campanhas de endomarketing muito mais efetivas ― sessões de ginástica laboral, por exemplo, que ensinam exercícios e alongamentos fáceis de praticar durante o horário de trabalho.
Estipule metas
As metas devem ser realistas. Mesmo que você deseje uma diminuição de 100% dos acidentes de trabalho, esse número é praticamente impossível de se conseguir.
As metas e os prazos devem estar de acordo com o tamanho da campanha de endomarketing. O importante é que elas tenham apelo engajador, que façam com que seus colaboradores tenham vontade de participar.
Não se esqueça do apelo emocional e motivador, mas sem cair no piegas. Se possível, crie um slogan. Pense nas campanhas de endomarketing como ações publicitárias.
Escolha o tipo de mídia
Campanhas de endomarketing engajam muito mais quando estão em diferentes mídias: vídeo, áudio, textos, posts nas redes sociais, imagens bem editadas. Da mesma forma, elas devem ter unidade entre si, para que não pareçam ações distintas.
Invista na qualidade das peças, sejam elas quais forem. O público interno deve se sentir bem tratado ― como um cliente.
Monte o conteúdo
Essa unidade acontece na hora de montar o conteúdo. Independentemente do tipo de veículo, o tom de voz deve ser o mesmo. E para saber qual usar, é necessário conhecer bem seu público interno.
Divulgue a campanha
Aproveite a comunicação interna da empresa para divulgar sua campanha de endomarketing. Engaje seus colaboradores usando os meios já existentes na sua empresa.
Mensure os resultados
Não há como saber se o resultado da campanha foi significativo se não houver mensuração. Ela é importante para conhecer os acertos e erros e, se possível, ajustá-los durante as ações. Essa tarefa é essencial para o aprendizado da empresa e serve como estudo para as próximas campanhas.
Lembre-se de que, independentemente do porte, qualquer empresa pode começar a criar campanhas de endomarketing. Para isso, basta adaptá-las ao tamanho do seu negócio.
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