Todos os dias, acompanhamos o surgimento e o desaparecimento de produtos de forma cada vez mais recorrente. O avanço constante da tecnologia e a mudança das tendências de mercado são fatores que têm diminuído drasticamente o ciclo de vida do produto.
Justamente pela possibilidade de se tornar obsoleto mais rápido, tanto o lançamento quanto a retirada de um produto ou serviço do acesso ao público são decisões estudadas criteriosamente a partir desse conceito.
Hoje você vai entender o que é, qual sua importância, de quais fases é formado e como o ciclo de vida do produto influencia no desenvolvimento de um negócio. Veja!
O que é o ciclo de vida do produto?
O ciclo de vida do produto é uma técnica de marketing que propõe analisar as diferentes fases pelas quais um produto, novo ou já lançado, passa durante o período em que circula junto ao público. Esse dado é bastante importante para as estratégias das empresas.
Sua importância está em auxiliar o negócio nas tomadas de decisão de acordo com a fase em que o produto se encontra dentro de seu ciclo. Por exemplo, ao se identificar que o produto chegou à fase final, a empresa o retira do mercado ou promove uma melhoria?
Quantas e quais são as fases do ciclo de vida do produto?
O ciclo de vida do produto é dividido em 5 fases: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Explicaremos, agora, cada uma delas:
1. Desenvolvimento
Uma vez identificada a necessidade do mercado, é durante a fase de desenvolvimento que o produto ou serviço deverá ser elaborado de acordo com as expectativas do público.
Existem empresas que, já nesta fase, identificam melhorias que são implementadas com o passar dos anos, justamente para prolongar o ciclo de vida do produto.
Por isso, é essencial que suas funcionalidades sejam testadas, assim como a ideia, que deve ser validada antes mesmo do produto ser oferecido ao mercado.
2. Introdução
Com o produto devidamente testado e validado pelo público, a fase de introdução é responsável por colocar o produto ou serviço à disposição do consumidor. Neste caso, deve existir um esforço conjunto das áreas de marketing e de vendas.
Enquanto a primeira trabalha na divulgação e distribuição do produto, a segunda aproveita essas oportunidades para fechar negócios. Na área de softwares de gestão, por exemplo, é muito comum que estas áreas atuem diretamente em conjunto — o que é conhecido como smarketing.
3. Crescimento
Nesta fase, o mercado já começa a reconhecer a importância do produto ou serviço, fazendo com que a demanda do consumidor aumente e criando a necessidade de escalar a produção. Diferente das duas primeiras fases do ciclo de vida do produto, o negócio já começa a ter lucro.
Porém, com o sucesso de público, costuma ser normal aparecerem marcas concorrentes. Dessa forma, é necessária a criação de uma boa estratégia de marketing para destacar o produto e levá-lo à fase de maturidade.
4. Maturidade
Esta é a fase em que o produto ou serviço tem aceitação definitiva pelo público e que há um alto volume de vendas inicial. Porém, devido a essa mesma aceitação e ao fato de não ser mais novidade, as taxas de crescimento começam a se estabilizar.
Sem contar que a concorrência também pode influenciar tanto na diminuição das vendas — já que o mercado está saturado — quanto no declínio do produto. Para evitar ambas as situações, as empresas precisam investir em marketing para disputar a preferência do consumidor.
5. Declínio
O termômetro para a fase de declínio é, basicamente, a queda brusca nas vendas. Isso depende das expectativas do negócio. O declínio não deve ser considerado uma fase de derrota no ciclo de vida do produto, já que a necessidade de retirá-lo de circulação pode acontecer por diversos motivos além da concorrência, tais como:
- sazonalidade, ou seja, o produto depende de estação;
- transformações culturais que afetam o uso do produto;
- mudanças tecnológicas que tornam o produto ultrapassado.
Como ele influencia no desenvolvimento de um negócio
Estudar bem cada fase do ciclo de vida do produto ou serviço é fundamental para que o seu negócio se mantenha competitivo. Entre outras oportunidades que ele oferece, estão:
Avaliação da projeção de vendas
Durante a fase inicial de desenvolvimento, entre os testes de funcionalidades e a validação da aceitação do produto pelo mercado, a empresa também pode implementar uma avaliação da projeção de vendas.
Esse processo é importante por dois bons motivos: tanto para entender qual é a demanda inicial — o que pode definir a quantidade ideal de lançamento — quanto para estabelecer as metas de vendas em um determinado período.
Definição de estratégias de marketing
Se considerarmos que o produto é um dos 4 Ps, a definição de estratégias de marketing deve ir muito além da promoção do produto nas fases de introdução ou maturidade. A precificação é um ótimo exemplo de estratégia que precisa ser bem definida.
Ainda assim, se o produto ou serviço está perdendo mercado para a concorrência, baixar o preço talvez não seja a alternativa ideal. É possível que o consumidor não esteja percebendo os valores intangíveis tanto do produto quanto da marca.
Identificação de oportunidades de inovação
Como mencionamos no início, a fase de declínio não significa necessariamente que o produto deverá ser retirado de circulação. Antes de tomar essa decisão, o ideal é fazer pesquisas de mercado para identificar oportunidades de melhorias que atendam novas necessidades e façam do produto ou serviço uma novidade.
E você, já parou para analisar o ciclo de vida do produto ou serviço da sua empresa? Deixe seu comentário com sugestões de estratégias para prolongar esse período! Aproveite também para conhecer a Consulting House e saber como ela pode ajudar sua empresa.