Saber como fidelizar clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, afinal, sem público, não existe empresa. Mas no meio de uma concorrência cada vez mais acirrada, quais estratégias podem fazer você se destacar no mercado?
O marketing agressivo pode chamar a atenção, mas não tem uma boa imagem entre os consumidores. Quem sabe como fidelizar clientes já entendeu que o fundamental é contar com práticas inteligentes e que respeitem seu público.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo e confira nossas dicas!
Como fidelizar clientes?
O público é fundamental para qualquer negócio, e manter esse público fiel à sua marca é essencial. Confira estratégias eficazes para fidelizar consumidores:
1. Conheça seu público
De nada adianta investir em estratégias de marketing e vendas se você não conhecer bem o seu cliente. Hoje, as grandes empresas trabalham com um conceito mais avançado de público-alvo, ou seja, com uma persona — o arquétipo do seu cliente ideal.
Um exemplo: pense que você é dono de uma loja de roupas sociais para mulheres. O que é mais fácil: falar para um público feminino de 35 a 45 anos ou conversar com a Kátia, advogada de 40 anos, bem-sucedida, dona de seu próprio escritório e que quer mostrar todo o seu sucesso por meio de seu guarda-roupa? A resposta é, obviamente, a segunda opção, não é mesmo?
Para montar sua persona, você deve responder às seguintes questões:
- nome, idade e gênero;
- profissão e escolaridade;
- classe social;
- status civil;
- moradia (mora sozinho ou com a família?)
- hobbies;
- principais influenciadores;
- onde busca se informar;
- quais tecnologias usa;
- comportamento;
- frustrações;
- desafios;
- como seu produto/serviço pode auxiliar a resolver os desafios/frustrações do usuário.
Existem inúmeras informações que você pode obter para formar sua persona — quanto mais, melhor. Você pode até ter duas caso tenha um cliente secundário, mas é importante não criar mais de 3 perfis para não se perder.
2. Use um CRM
Quem sabe como fidelizar clientes com certeza investiu em um CRM (customer relationship management ou gestão de relacionamento com o cliente. Ele é um software que automatiza e otimiza todas as funções de contato entre empresa e cliente.
Nesse programa, você pode criar um banco de dados dos clientes, incluindo informações de contato e histórico de compras. Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços adequados para ele, além de segmentar os perfis em grupos e criar campanhas específicas para cada um.
Além de ser ótimo para pequenas, médias e grandes empresas, o software de CRM é capaz de antecipar necessidades e desejos dos clientes com base nos dados armazenados. Com isso, você aumenta as vendas e, claro, fideliza os clientes.
3. Ofereça um atendimento de primeira linha
O cliente só volta a uma loja quando é bem atendido, e isso independe se é on ou offline. Quantas vezes você já deixou de entrar em um estabelecimento porque o vendedor era evasivo ou sufocava com tanta atenção?
Quando falamos sobre como fidelizar clientes, nos referimos a uma boa recepção e espaço para que o cliente possa observar os produtos e serviços, esclarecimento de suas dúvidas e respeito durante toda a venda. O mesmo acontece no e-commerce: um site fácil de navegar, com certificado de segurança, um chatbot para tirar dúvidas e rapidez na entrega fazem o consumidor voltar.
Mas o bom atendimento não acontece somente durante a venda. Os canais de contato, como telefone, e-mail e redes sociais, também devem funcionar plenamente para que o consumidor faça suas críticas ou tire dúvidas. Invista também no pós-venda, perguntando se a experiência foi agradável e como a sua empresa pode melhorar, somente assim será possível fidelizar clientes.
4. Monitore as redes sociais
Se você quer saber como fidelizar clientes é muito importante saber o que seus clientes pensam sobre sua empresa. Hoje, em vez de comentarem apenas entre amigos, as pessoas usam as redes sociais para falar sobre sua satisfação ou insatisfação.
Observe o que os clientes estão dizendo. Quais são as maiores queixas? Responda educadamente, tente resolver o problema o mais rápido possível e acompanhe os resultados. Se possível, ofereça algum bônus para suprir o problema.
5. Invista em programas de fidelidade
Oferecer desconto na primeira compra pode atrair consumidores, mas será que eles vão retornar? Para fidelizar esses clientes ofereça a eles motivos para voltar às compras no seu negócio.
Um programa de fidelidade é uma série de vantagens para quem continua comprando com a sua empresa. Você pode oferecer:
- programas de ponto, que culminam em um prêmio;
- descontos em novos produtos ou serviços;
- uma vantagem exclusiva na compra de um produto;
- promoções exclusivas;
- sorteios.
Para que dê tudo certo, descubra aquilo que o seu cliente deseja ganhar e trabalhe numa boa comunicação. Também desenvolva regras simples, para que ele entenda rapidamente e se interesse a participar.
Entendeu como fidelizar clientes? Outra forma de reter clientes é conhecendo estratégias dos líderes mais importantes do seu segmento — e isso a Consulting House pode fazer por você. Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas!