Quem costuma falar com o público sabe como iniciar uma palestra é importante para prender a atenção do início ao fim. Trazer informações verdadeiramente relevantes ao público, ter clareza no discurso e objetividade são pontos importantes.
Mas sabemos que, para que tudo possa fluir bem, sua fala deve ser envolvente logo no início. No entanto, vem a dúvida: como iniciar uma palestra de uma forma que “prenda” seu público logo de cara?
Quer fazer uma apresentação de impacto em qualquer evento corporativo? Neste post, você vai descobrir como iniciar uma palestra e prender seu público do início ao fim. Confira!
Veja como iniciar uma palestra e conquistar seu público
Confira algumas dicas de como iniciar uma palestra apaixonante e irresistível para a plateia:
Parta de um ponto objetivo
Logo de início, a plateia precisa saber por que deve ouvir o que você diz, portanto, seja objetivo e tenha um tema bem fechado. Diga logo de início qual o problema que você vai resolver com a palestra, que diferença e qual a relevância de tudo o que será dito fará na vida do seu público.
Qual ideia você quer que a sua plateia aprenda, saiba, entenda ou compre?
Seu ponto deve ser simples, mas não raso. Resumindo, precisa ser fácil de entender. Desse modo, assuntos ou argumentos mais complexos devem ser explicados claramente com no decorrer da palestra.
Fuja de clichês
Formalidades excessivas e inícios clichês não vão prender a atenção de ninguém. Você já deve ter cansado de ver aquele palestrante que diz “bom dia”, espera o retorno da plateia, diz que a resposta da plateia foi “fraca” e pede para repetir com mais educação. Sempre parece algo infantil, não é verdade? A palavra-chave é: ouse!
Comece com confiança e criatividade — fuja de estilos prontos. Tenha personalidade; a palestra deve ter o seu estilo. Traga uma nova perspectiva sobre o assunto.
Estude
Você deve se portar como referência logo no início da palestra. Estude sobre o que você vai falar, já que a segurança na voz é o que vai cativar o seu ouvinte. Isso vai evitar que você gagueje, que apesar de ser normal, pode soar como inexperiência ou nervosismo quando ocorre constantemente. Mantenha seu olhar em direção ao público, sorria constantemente e evite virar-se de costas.
Para entender como será a reação da plateia, treine na frente do espelho ou com pessoas próximas para já começar com o discurso afiado.
Se você foi convidado para falar ao público, é porque tem muito o que dizer! Aproveite esse momento e demonstre segurança levando todo o assunto na ponta da língua.
Mantenha um discurso alinhado
Alinhe os objetivos em todo o momento da sua palestra.
Use notícias e estatísticas impactantes
Se você quer saber como começar uma palestra validando seu ponto de forma impactante, leve notícias alarmantes e até mesmo polêmicas, contanto que sejam de fontes confiáveis (elas devem ser citadas). Estatísticas de fontes confiáveis vão ajudar a comprovar seu ponto.
Conte uma história
Comece com uma boa história — pode ser emocionante, engraçada, informativa; o importante é que ela seja interessante e capte a atenção do seu espectador. Além disso, deve servir como introdução ou argumento para a pauta da palestra.
Contar histórias é uma forma simples e explicativa de compartilhar conteúdo. É por isso que grandes marcas não são famosas apenas pelos seus produtos ou serviços, mas também pelas histórias que vendem em sua propagandas ou posicionamento de mercado.
Assista a palestras de referências no segmento
Atenção: assistir a palestras de profissionais renomados não significa copiar o estilo ou a forma de falar, seu discurso deve ser único. Mas essas palestras podem servir como inspiração. Como eles conseguem prender a atenção da plateia do início ao fim? Como eles contam histórias, introduzem assuntos ou argumentam?
Você pode participar de workshops pessoalmente com grandes líderes do mercado. Além de aprender mais sobre seu segmento e entender como eles discursam, você pode entender como esses profissionais interagem com a plateia.
Explique como será a palestra
A plateia se sentirá mais confortável se souber como será conduzida. Explique quais assuntos serão ditos na palestra, divida os assuntos em tópicos e mostre quando será mostrado um áudio ou vídeo relativo ao assunto. Esse “mapa” da palestra pode ser o primeiro slide da sua apresentação.
Prepare slides com poucas palavras
Além de estudar e ter tudo na ponta da língua, prepare slides com frases curtas, com apenas tópicos em que você possa se guiar e não perder a linha do discurso com divagações.
Se quiser ser ainda mais objetivo, você pode substituir os tradicionais bullet points por frases-guia que tenham a ver com o assunto.
Ah, e não se esqueça de investir no design dos slides: letras grandes, frases impactantes e cores contrastantes vão ajudar a chamar a atenção desde o início.
Crie as introduções por último
Sabe aquilo que dissemos sobre alinhar a introdução com o objetivo da sua apresentação? Isso fica muito mais fácil se ela for feita por último, depois que toda a sua fala e slides estiverem prontos. Com todo o discurso preparado, fica muito mais fácil criar uma introdução condizente.
Gostou das dicas de como iniciar uma palestra? Não perca nossos conteúdos de desenvolvimento pessoal.