O hábito costuma engessar a rotina profissional. A mesma estrutura, mesmas formas de fazer as tarefas, as mesmas funções, as mesmas fórmulas para resolver os (mesmos) empecilhos… O problema é que, quando acontece alguma crise, você tem que renovar todos os processos para manter a empresa firme e forte. É por isso que estimular a criatividade no trabalho é tão importante.
Há quem considere a criatividade um grande diferencial em um colaborador. Afinal, dependendo da vaga, uma faculdade e até uma pós-graduação já são o mínimo esperado no currículo. Mas a capacidade de enxergar possibilidades e soluções que ninguém ainda observou pode fazer toda a diferença, principalmente em momentos de turbulência no mercado.
Você valoriza a criatividade no trabalho? Um ambiente que estimula ideias e inovações pode ter muitos benefícios. Confira!
O que é criatividade no trabalho?
É a possibilidade de desenvolver ideias que podem ser usadas no ambiente profissional. Elas são fundamentais para que uma empresa comum se transforme em um negócio inovador.
Muitos dos problemas de uma empresa são resolvidos através de respostas pré-formuladas e padrões. Dessa forma, quando alguém aparece com outra solução, é rapidamente “censurado”. Por exemplo: um novo funcionário tem que executar uma tarefa de determinada forma e sugere outra mais prática, que poderia otimizar os processos de trabalho, mas rapidamente é “boicotado” porque a empresa já está acostumada a atuar daquele jeito.
Esse problema seria rapidamente solucionado se houvesse algum departamento que pudesse receber e analisar a aplicabilidade das ideias ou se o colaborador pudesse colocar em prática sua forma de trabalho, nem que fosse como um teste.
Qual a diferença entre ideia e inovação?
Por mais que sejam conceitos parecidos, ideia e inovação são fatores diferentes. A ideia é a origem da inovação. Resumindo: a inovação é o resultado prático de uma ideia.
Para saber a viabilidade de uma ideia, é preciso que haja planejamento. Primeiramente, é fácil pensar que planejar não é lá algo muito criativo, mas essa etapa é fundamental para que a teoria seja aplicável e possa trazer benefícios à empresa.
Também é importante salientar que uma ideia pode não vir de algo totalmente novo, e sim de ajustes de alguns processos que já existem na empresa, que talvez estejam estagnados e atrapalhem a satisfação no trabalho.
Como aumentar a criatividade no trabalho?
Há quem trate a criatividade como um dom. De fato, há pessoas mais predispostas a inovar. No entanto, um ambiente de trabalho extremamente rígido pode boicotar essa qualidade.
Mas vamos ver pelo lado positivo: é possível sim estimular a criatividade no trabalho. Confira nossas dicas:
Valorize as ideias
O colaborador só vai se sentir encorajado a trabalhar a criatividade no trabalho se ele perceber que suas ideias são valorizadas. De nada adianta, por exemplo, que a equipe de recursos humanos recolha sugestões se elas serão engavetadas. O gestor deve observar e estar ciente daquilo que a equipe diz, aproveitar tudo o que for útil e, sempre que possível, dar feedbacks tanto positivos quanto negativos.
Dar benefícios e incentivos, como premiações e bonificações, também é uma forma de valorizar ideias. Não deixe isso de lado: se a empresa vai obter vantagens com as ideias do colaborador, ele também deve receber algo compensatório.
Faça brainstormings
O brainstorming (ou “tempestade de ideias”) é uma técnica bem antiga, mas extremamente útil para despertar a criatividade no trabalho. Nela, os participantes dão ideias aleatórias, que podem ser combinadas ou desenvolvidas para resolução de problemas da empresa. Grandes empresas costumam desenvolver a criatividade no trabalho por meio dessa estratégia.
Existem vários tipos de brainstorming, mas se você quiser, é possível seguir um processo com etapas. Veja:
- criação de pauta: qual problema aquele brainstorming visa solucionar;
- escolha dos participantes da reunião;
- geração de ideias aleatórias, que podem ter como base um material previamente pesquisado pelos participantes. Qualquer sugestão é válida — conta tudo o que vier à mente;
- análise das ideias e da possibilidade de aplicação prática, tanto no aspecto técnico quanto estrutural e financeiro;
- escolha da ideia que será responsável por resolver o problema. Ela também pode ser uma combinação de duas ou mais ideias.
Ofereça treinamentos
Criatividade não substitui o conhecimento. Ao contrário, são complementares: com uma base teórica, fica muito mais fácil enxergar novas oportunidades. Além disso, qualquer ideia criativa segue uma linha de raciocínio lógica.
Portanto, ofereça aos seus colaboradores workshops, palestras e seminários com profissionais importantes no segmento da empresa e de atuação da equipe. Assim, ela vai adquirir conhecimento útil para si e desenvolver ideias condizentes com o seu campo, além de estar atualizada sobre as novidades do mercado e da tecnologia.
Como você viu, a criatividade no trabalho não surge sem incentivo. Ao contrário: em um ambiente desfavorável, ela pode ser coibida. É por isso que incentivar a elaboração de ideias entre seus colaboradores pode trazer soluções inusitadas nos momentos mais difíceis.
Dentre as sugestões, o conhecimento pode ser uma das mais subestimadas, já que as pessoas costumam enxergar a criatividade como algo inato. Mas oferecer workshops e encontro com grandes nomes do mercado vai trazer insights que pode levar sua empresa a outro patamar.
Se você quer trabalhar a criatividade no trabalho por meio do conhecimento, conheça a Consulting House, o intermédio entre você e os grandes líderes do seu segmento. Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções!