É bem comum ter em seu círculo de amizades pessoas que compartilhem de valores e visões similares às suas. Esse hábito é comum desde os primórdios e é uma forma de se fortalecer como indivíduo e como grupo. No entanto, isso não se limita ao campo pessoal — num negócio, por exemplo, também é importante ter pessoas que queiram caminhar na mesma direção que você e busquem os mesmos objetivos. É o que chamamos de cultura da empresa.
Uma organização deve fortalecer sua cultura entre os colaboradores, pois ela pode ser fundamental para atrair ou reter talentos no seu negócio. Neste post você vai descobrir o que é cultura da empresa e como fortalecê-la. Confira:
O que é cultura da empresa?
Cultura da empresa ou cultura empresarial são valores, comportamentos e ideias compartilhadas entre os colaboradores de uma empresa desde o nível operacional até o estratégico. Até mesmo a forma de agir com o ambiente externo (clientes e stakeholders, por exemplo) pode fazer parte desse conjunto.
Lembre-se de que a cultura empresarial não está necessariamente ligada à remuneração de um cargo, embora um pagamento justo pelo trabalho deva fazer parte dela, mas sim está ligada a tudo aquilo que acontece durante o dia a dia de um negócio e funciona como um guia para seus membros: práticas, símbolos, princípios, crenças, políticas, sistemas, cerimônias, jargões, etc.
A cultura organizacional é fixa ou mutável?

Com a mudança de profissionais, é normal que a cultura da empresa mude. Isso porque ela é diretamente afetada pelos colaboradores. Além disso, a constante mudança de valores de uma sociedade pode mudar aquilo que se acredita ser certo em um ambiente de trabalho.
O crescimento da sua empresa também é responsável por alterar a cultura empresarial. Uma empresa estabelecida no mercado, por exemplo, não vai manter os mesmos hábitos e comportamentos da época de startup. Ter consciência dessas alterações culturais é, portanto, importante para manter a empresa flexível e aberta a mudanças.
Como fortalecer a cultura da empresa?
Uma cultura organizacional pode ser o fator fundamental para reter talentos na sua empresa. Primeiramente porque é muito mais fácil trabalhar em um local que seja ajustado às suas ideias e, em segundo lugar, esse tipo de ambiente costuma ser menos tóxico para o colaborador justamente pelo alinhamento de valores.
A implementação na cultura da empresa de ideias positivas e que valorizam o bem-estar do trabalhador também evita que seus colaboradores sofram com assédio moral e patologias associadas ao estresse.
É bem comum ouvirmos histórias de profissionais que largaram carreiras bem-sucedidas porque o ambiente de trabalho os deixava doentes e os dados nos mostram que nove em cada dez brasileiros têm sintomas de ansiedade. Esses dados podem ser combatidos com uma cultura que valorize a saúde do trabalhador, por exemplo.
Até a produtividade pode aumentar. Quem se identifica com a empresa tem muito mais vontade de realizar um trabalho satisfatório. Além disso, uma cultura empresarial forte tem a capacidade de manter os funcionários motivados.
Mas não adianta ter uma lista de ideias e valores se nada for colocado em prática. Veja atitudes para fortalecer a cultura da empresa entre os colaboradores:
Avalie a cultura da empresa
Se você é um gestor, deve estar ciente dos valores, falas e comportamentos das equipes de uma empresa. Como elas realizam suas tarefas? Como se comportam no dia a dia? Como agem com os clientes e stakeholders? Procure por hábitos comuns entre eles.
Aproveite esse momento para ouvir tanto colaboradores quanto clientes. Saiba o que eles pensam da sua empresa, como são as relações de ponta a ponta, o que poderia ser melhorado e o que deveria ser adotado como cultura da empresa.
Determine o que deseja para a cultura empresarial
Depois desse estudo, fica muito mais fácil saber o que pode ser adotado ou não como cultura da empresa. Há com certeza comportamentos que você não deseja que continuem em prática. Por exemplo: se você trabalha com vendas, descobre que os clientes se sentem maltratados ou ignorados pelos vendedores. A adoção de uma cultura que valorize o consumidor pode reverter esse quadro.
Lembre-se também de documentar esses valores para que todos os colaboradores (tanto os antigos quanto os novos) tenham ciência.
Seja o exemplo

A cultura da empresa deve andar ao lado da liderança. O setor estratégico deve alinhar ou indicar aquilo que quer adotar como valor na organização, mas também precisa agir conforme o combinado. Portanto, se você deseja que hábitos, ideias e comportamentos sejam adotados pelos colaboradores, deve começar por adotá-los você mesmo.
Use as ferramentas da empresa
Depois que a cultura da empresa for estabelecida, todas as ações estratégicas, táticas e operacionais devem segui-las, incluindo as contratações pelo setor de RH. Você pode conseguir esse fortalecimento usando os canais e a equipe de comunicação da empresa.
Por exemplo: o branding também pode fazer parte da cultura empresarial. Portanto, o tom de voz adotado pode falar tanto com os clientes quanto com os colaboradores.
Faça eventos corporativos
Um evento é uma forma de solidificar a cultura da empresa fora do ambiente de trabalho. Você poderá observar se houve mudanças no relacionamento entre os times e os clientes externos, além de fortalecer a relação dos funcionários com a própria empresa.
Eventos podem ser palestras com especialistas em cultura organizacional, seminários com profissionais que você considere exemplos do que deseja para sua empresa e até mesmo festas.
Como você viu, a cultura empresarial é fundamental para reter talentos e melhorar o ambiente de trabalho, além de ajudar a construir uma imagem da empresa. E ela só é possível com trabalho constante e, claro, deve ser atualizada sempre que houver necessidade.
Se você ficou interessado em fortalecer a cultura da sua empresa por meio dos eventos corporativos, além de poder aprender com os maiores líderes do seu segmento , entre em contato com a Consulting House e fale com um especialista!