Muita gente pensa que empresas criativas lidam somente com publicidade, moda ou marketing. Engano: essas organizações privilegiam a criatividade tanto para os clientes externos quanto para os internos.
Banners, marketing inovador e identidade visual bem pensada fazem parte do trabalho de empresas criativas. No entanto, eles devem atrair todos os públicos envolvidos — ou seja, todos os stakeholders.
Também chamadas de indústrias criativas, essas organizações podem oferecer todo tipo de produto e serviço. Então acredite: seu negócio também pode fazer parte delas.
Neste post, você vai entender o que são empresas criativas e como transformar o seu negócio em uma delas. Confira!
O que são empresas criativas?
São empresas que investem em inovações dentro e fora do ambiente profissional. Isso significa que elas criam estratégias para valorização do público interno e desenvolvimento de talentos que, futuramente, podem virar gestores ou técnicos dentro da própria administração. Aliás, ter um plano de carreira já é algo que faz parte de uma gestão inovadora.
Um dos papéis mais interessantes das empresas inovadoras é que elas forçam todo o mercado a se modificar. A Microsoft mudou o uso dos computadores com o Windows; a Apple, com o computador pessoal e com o iPhone; o Google, com o buscador mais famoso da história. Todas elas se modificaram e obrigaram as outras a se modificarem.
Isso, é claro, é muito comum em ambientes de tecnologia, mas não apenas. Um grande exemplo é a Havaianas, que mudou de um produto funcional e duradouro para um acessório de moda usado internacionalmente.
Como levar criatividade a uma empresa?
Em 2018 a empresa eleita como a mais inovadora foi a ServiceNow, voltada para computação em nuvem. No entanto, como você viu, empresas criativas não são necessariamente voltadas à tecnologia, publicidade ou marketing.
Antes, em 2013, a Sanofi, multinacional farmacêutica, foi considerada a mais criativa do mundo em um levantamento feito pelo site ViewsHub. Resumindo: até quem trabalha em campos mais tradicionais de produtos e serviços pode se beneficiar do estímulo a inovações.
Não existe uma fórmula que faça com que um negócio se transforme em uma empresa criativa. Porém, há mudanças que você pode adotar para fomentar essa criatividade e inovação entre os profissionais. Veja:
Não se acomode
O Google é o maior buscador da internet — é quase impossível imaginar uma busca que não seja feita pela ferramenta. Além de ter revolucionado a internet, ele trabalha com robôs, indexadores e uma série de regras que fazem com que a qualidade dos textos, vídeos e demais materiais produzidos evoluam continuamente. Se um texto não tiver coerência e informações relevantes, por exemplo, dificilmente aparecerá nos primeiros lugares de uma pesquisa.
Mas você já parou para pensar como seria se a empresa tivesse parado apenas em oferecer resultados de busca?
Entre ferramentas e tecnologias que deram muito certo (Google Maps, o navegador Chrome e o Gmail) e muito errado (Google Glass e Google+), a empresa nunca parou de trazer inovações. Isso não só a fortaleceu como uma das maiores multinacionais da história, mas também forçou a concorrência (e nisso vamos de Microsoft a Apple) a fazer o mesmo.
Trabalhe o branding
Entre empresas criativas, a Disney é sempre lembrada pela magia que oferece em todos os detalhes, do parque ao hotel em que os turistas se hospedam. A influência é tanta que hoje diversas empresas desejam adotar o modelo Disney de negócios.
Mas como sua empresa pode oferecer essa “magia” em todos os momentos?
Primeiramente, trabalhando seu branding, ou seja, a forma como deseja ser vista pelos clientes. Para isso, você precisa modificar seu posicionamento de mercado.
A Granado, por exemplo, por quase 100 anos foi apenas uma fabricante de talcos. Em 1994, ao ser comprada pelo inglês Christopher Freeman, passou por uma série de transformações, começando por aproveitar o apelo tradicional da marca e oferecer novos produtos (hoje, são mais de 800) com um design retrô, das décadas de 1910-30. Hoje, é sinônimo de uma empresa vintage que oferece qualidade e de uma loja que apela para a nostalgia de um passado que seus clientes não conheceram.
Como você deseja que seus clientes vejam sua empresa? Quando você deseja ser lembrado? Ofereça um ambiente que permita o desenvolvimento de uma nova imagem para sua empresa.
Tenha uma estratégia criativa
Voltando à Disney: empresas criativas costumam ter estratégias que fomentem ideias nos colaboradores. A gigante do entretenimento trabalha com a Disney Creative Strategy, que se divide em 3 papéis sequenciais: o sonhador, o realista e o crítico.
- sonhador: é a hora do brainstorming, com uma associação livre de ideias, sem uma conexão lógica com outras ditas ou já trabalhadas;
- realista: nessa hora, você e a equipe observam quais delas são possíveis de colocar em prática;
- crítico: aqui é o momento de observar como colocar isso em prática de forma efetiva. Será que essas ideias foram fundamentadas a ponto de trazer resultados positivos? O que está faltando para que seu plano esteja completo?
Invista no endomarketing
Ter ferramentas para inovar e fazer com que seu público interno esteja motivado é fundamental. Porém, ele precisa conhecê-las e, principalmente, ser encantado por elas. É para isso que o endomarketing serve.
Ter uma equipe de endomarketing significa ter colaboradores preparados para criar estratégias de motivação dos funcionários e as melhores técnicas para cativá-los. Além disso, as ações são divulgadas pelas ferramentas de comunicação interna da empresa — tudo seguindo a identidade visual e tom de voz escolhido e desenvolvido para os clientes externos.
Empresas criativas investem em propostas que a tirem da zona de conforto e, principalmente, inspiram-se em líderes e organizações de sucesso. A Consulting House é o elo entre você e os grandes gestores do seu segmento. Entre em contato e conheça nossos serviços!