Quando um gestor faz uma avaliação, não deve focar apenas na crítica, mas no desenvolvimento de outras habilidades do colaborador. É importante percebê-lo como uma peça de múltiplas possibilidades, que pode crescer tanto em suas funções quanto como profissional em si. Pensando nisso é que muitas empresas fazem uso do feedback 360.
Também conhecido como avaliação 360, o feedback 360 é uma forma de avaliar e trazer respostas muito mais completas para seus colaboradores. Além disso, prioriza a melhoria contínua de cada indivíduo da equipe.
Quer oferecer um retorno muito melhor para o seu colaborador? Neste post, você vai saber o que é feedback 360 e como você pode adotá-lo. Confira!
O que é feedback 360?
Por si só, o feedback é muito importante para o desenvolvimento do colaborador. Afinal, ele pode ter um hábito ou executar suas tarefas de uma forma que não é coerente com a cultura da empresa, e pior: sem saber que está fazendo em desacordo com o esperado.
Nesse modelo de avaliação, você conta com a participação de outros colaboradores (chefes, subordinados, colegas de trabalho) para avaliar o desempenho de um profissional — até ele mesmo pode se avaliar. Tudo é feito de forma sigilosa pelo RH, portanto ninguém precisa ter medo de participar.
Nessa análise, são avaliados aspectos como:
- pontos que devem ser melhorados;
- capacitação profissional;
- perfil comportamental;
- habilidades técnicas;
- pontos fortes;
- atitudes.
Como fazer um feedback 360?
A escolha das perguntas pode ser feita de diversas formas. Enquanto em algumas empresas o próprio colaborador as seleciona, em outras o RH decide conforme a cultura organizacional.
Após formular as questões, é hora de decidir quem vai participar da avaliação. Como você viu, o time deve envolver colegas, subordinados e superiores. Depois, o próprio colaborador terá a oportunidade de parear sua autoavaliação com a dos colegas de trabalho.
Por ser um sistema de avaliação flexível, o profissional também pode escolher quem vai avaliá-lo, mas cabe ao RH dizer se a equipe selecionada é válida ou não. Em alguns casos, até clientes e fornecedores podem participar.
As perguntas ou afirmações devem ser objetivas e não permitir respostas muito abrangentes. Não é uma pesquisa de personalidade, e sim de comportamento profissional. Alguns exemplos:
- o colaborador sabe expor suas opiniões sem interromper outros membros da equipe?
- o colaborador aceita quando ideias divergentes são adotadas em um trabalho coletivo;
- o colaborador aceita críticas construtivas com respeito e facilidade?
- o colaborador sabe respeitar prazos.
Já as respostas podem seguir estes padrões:
- nunca, às vezes, sempre;
- nunca, um pouco, algumas vezes, muito, quase sempre.
Embora pareça recente, o feedback 360 é uma estratégia já antiga, usada pela primeira vez em 1940. No entanto, não é nem um pouco ultrapassada e traz resultados claros tanto para colaboradores quanto para a empresa.
Quais as vantagens do feedback 360?
Ainda tem dúvidas sobre os benefícios do feedback 360? Veja o que ela pode proporcionar para sua empresa:
É uma avaliação em equipe
Uma avaliação apenas do chefe do setor pode ser, em muitos aspectos, injusta. Quem está diária e diretamente trabalhando com o colaborador pode ter uma visão muito mais completa sobre seu desempenho e habilidades profissionais. Além disso, a opinião de apenas uma pessoa é limitada. Com a avaliação de várias pessoas que trabalham juntas, é possível chegar a um consenso muito próximo da realidade.
O colaborador tem uma visão sistêmica
Por ser uma análise além do ponto de vista do chefe, o colaborador tem uma visão muito mais clara de como seu desempenho é percebido pelos membros da empresa. Com isso, ele consegue perceber com mais facilidade onde estão seus pontos fortes e quais habilidades precisa melhorar.
Auxilia na autocrítica
Outro aspecto interessante é o confronto da opinião do colaborador sobre si mesmo com a avaliação dos colegas. Essa autoanálise pode ser distorcida, afinal é difícil dar uma opinião sobre si mesmo.
Há quem se ache um “impostor” e não perceba seu valor como profissional. Já outro colaborador pode se superestimar, avaliando-se com um desempenho muito acima do que realmente entrega. Portanto, com a visão de outros colegas, ele pode ter uma opinião mais equilibrada sobre seu trabalho.
Pode revelar lideranças
Um profissional que saiba trabalhar em grupo, seja confiável, entregue resultados acima do esperado e, principalmente, consiga melhorar após os feedbacks tem tudo para ser um grande líder na empresa.
Essa é uma oportunidade para que a organização leve profissionais para programas de desenvolvimento de liderança. Afinal de contas, é melhor contar com um gestor que conheça sua cultura organizacional do que contratar outra pessoa e treiná-la. Além disso, nesse treinamento ele pode desenvolver competências que ainda não foram devidamente trabalhadas.
Usar e comparar resultados também pode ser importante na criação de um plano de carreira. É possível perceber se o perfil do profissional é mais gerencial, técnico ou em W.
Melhora os treinamentos internos
Se um tipo de habilidade é constantemente percebida como em falta nos colaboradores, pode ser a hora de implementar um treinamento interno para desenvolvê-la. Essa ação é vista não só como uma forma de melhoria dos processos da empresa, mas também como um investimento na capacitação profissional da sua equipe.
Como você viu, a avaliação é fator essencial para o crescimento de um colaborador. No entanto, quando feita apenas pelo chefe, acaba se tornando limitada e até mesmo injusta. O feedback 360 proporciona uma análise muito mais completa por contar com a análise dos colegas de trabalho que atuam diretamente com o profissional, além de permitir uma autocrítica muito mais equilibrada.
Gostou das nossas dicas sobre feedback 360? Coloque em prática e conte para a gente como foi essa experiência! Saiba também como participar da Consulting House para mais atividades inovadoras para sua empresa.