Crescer é importante não apenas em tamanho, mas em relevância. O desafio de manter a competitividade da sua empresa no mercado vem acompanhado de uma série de outros fatores críticos de sucesso. Entre eles está a gestão da inovação, um processo capaz de guiar sua estratégia empresarial e destacar sua marca diante da concorrência.
Para isso, você não precisa ir tão longe quanto pensa. Esqueça as grandes invenções históricas que marcaram a história da humanidade, como a lâmpada e o telefone. No mundo corporativo, inovar significa criar algo a partir do que já existe, utilizando a tecnologia para acrescentar uma nova visão sobre um processo, produto ou serviço.
Se você não sabe por onde começar, estamos aqui para ajudar. Acompanhe este post e veja o que você pode fazer para incorporar a gestão da inovação na sua empresa!
O que a inovação pode fazer pela sua empresa?
Para responder a essa questão, faremos outra pergunta: o que sua empresa tem feito para se manter no jogo? Chega um momento em que oferecer bons produtos e serviços, atender bem seus clientes e conquistar novas fatias de mercado pode não ser mais o suficiente. Ao entrar nessa zona de conforto, você corre o risco de fazer mais do mesmo.
A não ser que você atue em um segmento estritamente nichado, é provável que sua concorrência seja grande. Logo, você precisa se destacar do seu vizinho — não necessariamente entregando mais, mas fazendo diferente. Assim, a gestão da inovação contribui para sua empresa estar sempre ativa no mercado.
Como fazer uma boa gestão da inovação?
Se você está acostumado a uma postura mais conservadora, talvez seja difícil compreender que a gestão da inovação deve ser vista como um modelo de negócio. Empresas como a Apple, por exemplo, entendem a inovação como algo intrínseco, não apenas como mais um detalhe dos seus produtos. Para você começar a desenvolver um mindset voltado à inovação, trouxemos algumas dicas:
Crie uma cultura de inovação
Para começar a pensar de forma disruptiva, sua empresa deve desenvolver um clima favorável à inovação. Isso não significa que o escritório deva se parecer com o Google ou que seus funcionários precisem usar bermuda. A característica fundamental de um ambiente voltado à gestão da inovação é a otimização dos processos, desde os mais simples até os mais complexos.
Defina responsáveis pelo processo
Se você ainda não tem uma equipe voltada ao Planejamento e Desenvolvimento (P&D), é importante considerá-la. Isso porque a inovação depende de pesquisa, análise de tendências e criação de processos. Ainda assim, a responsabilidade sobre a gestão da inovação não deve ser exclusiva desse setor. O potencial inovador deve ser estimulado e desenvolvido em todos os níveis e setores.
Faça parcerias com outras empresas
Toda empresa possui limitações. Com exceção dos recursos, existem questões que você não domina simplesmente porque não faz parte do seu mercado. Essa é uma boa oportunidade para procurar parceiros a fim de desenvolver soluções em conjunto, aproveitando suas expertises individuais. Você ainda terá a vantagem de compartilhar experiências e coletar referências para otimizar seu processo de gestão da inovação.
Quais ferramentas favorecem a inovação?
Quando se trata de gestão da inovação, aprender nunca é demais. Individualmente, você pode ler mais sobre o assunto, como está fazendo agora, ou fazer um curso rápido para se ambientar. Na prática, existem ferramentas simples e eficientes para que sua empresa crie sua própria cultura de inovação. São elas:
-Benchmarking: é provável que você já conheça esse método no formato tradicional. Porém, o benchmarking também é uma excelente ferramenta para identificar formas inovadoras de propor soluções antigas. Para isso, você pode ir além do seu mercado e visitar empresas com foco em conhecer sua gestão da inovação, por exemplo.
-Brainstorming: esse tipo de ferramenta é útil por diversos motivos. Além de dar voz aos seus colaboradores e criar um ambiente criativo, o brainstorming pode resolver um problema pontual. Ao propô-lo a sua equipe, procure não julgar, deixando todos à vontade para sugerir as ideias mais excêntricas possíveis — isso leva à inovação.
-Design Thinking: trata-se de uma abordagem que soluciona problemas de forma colaborativa e sempre com foco no usuário. É um processo de gestão da inovação bastante visual, que se baseia nas necessidades reais do seu consumidor para mapear sua experiência, identificar dificuldades e gerar alternativas para resolvê-las.
Como você pôde perceber, a gestão da inovação está muito mais ligada à forma como você conduz sua empresa do que ao aspecto de um produto ou serviço. Ao estabelecer uma cultura em que a inovação seja natural, você automaticamente colabora para que todos os processos sejam otimizados e levem à criação de soluções inovadoras.
O que sua empresa feito para desenvolver seu processo de gestão da inovação? Deixe seu comentário e fale sobre as boas práticas que você tem usado!