O fator interno é crucial para a reputação de uma empresa. A grande rotatividade de pessoal, conhecida como turnover, desequilibra um negócio e pode deixar uma imagem negativa. Afinal, um profissional satisfeito não teria motivos para sair do emprego. Um dos fatores que diminuem o turnover e fideliza talentos numa empresa é a gestão de carreira.
O que é gestão de carreira?
A gestão de carreira é a definição de metas e fases para que um profissional possa se desenvolver dentro da sua empresa. Com isso, ele tem uma perspectiva de ascensão profissional enquanto estiver trabalhando em seu negócio e provavelmente não ficará insatisfeito ou procurará outro emprego.
Se antes os colaboradores queriam seguir numa mesma empresa o máximo de tempo (e, caso possível, alcançar uma promoção), hoje o desejado é ascender em posições que estejam de acordo com seu constante investimento em capacitação profissional e não somente relacionadas ao tempo de serviço.
Resumindo: os profissionais estão investindo cada vez mais em suas habilidades e desejam trabalhar em cargos correspondentes a elas. Além disso, querem satisfação pessoal: sentir que o que fazem realmente contribui para a sociedade. Portanto, se sentirem que uma outra empresa oferece mais oportunidades de crescimento e valoriza mais o que eles têm a oferecer, vão trocar de emprego.
O melhor é que essa gestão é alinhada às necessidades da empresa. Portanto, profissional e organização saem ganhando.
Quais as vantagens da gestão de carreira?
Trabalhar com o gerenciamento de carreiras traz benefícios para todas as partes já que a gestão é alinhada às necessidades da empresa também. Portanto, profissional e organização saem ganhando. Entenda:
Economia
Em vez de ter que contratar novos funcionários para substituir ou complementar uma equipe, com a gestão de carreira você pode perceber quais colaboradores estão mais aptos a assumir determinadas funções. Não estamos falando, é claro, de dar atribuições além do especificado à função do trabalhador, mas de encontrar alguém que tenha possibilidade de cumprir aquele cargo e, a partir daí, investir nele com capacitação profissional.
Menos turnover
Como dito, a rotatividade de pessoal costuma diminuir com uma gestão de carreira bem-feita. O profissional vê possibilidade de crescimento na empresa e de desenvolvimento de suas habilidades. Além disso, já conhece o corpo de trabalho, a cultura organizacional e o desenvolvimento das tarefas. Portanto, tem muito mais vontade de permanecer no local se for incentivado a isso com possibilidades de promoções.
Mais produtividade
Um profissional que deseja ascender a posição consolidada no mercado começa a agir desde já para alcançar seu objetivo. Portanto, tanto nas tarefas mais simples quanto nas mais complexas ele vai mostrar o melhor que tem para oferecer ao seu negócio.
Estruturação da empresa
A gestão de carreira é uma prática comum em empresas estruturadas, que têm seus processos de trabalho bem definidos. Estruturar processos internos é fundamental para otimizar tarefas e criar uma cultura organizacional.
Isso significa organizar como tarefas são executadas na sua empresa, incluindo os recursos utilizados. Portanto, quando você começa a gerenciar as carreiras dentro do negócio, também está estruturando um processo, que facilita bastante a visão em longo prazo na hora da contratação pela equipe de RH.
Satisfação dos profissionais
A gestão de carreira é também um comprometimento da empresa em desenvolver as competências profissionais do seu corpo de trabalho. Como dito, o colaborador quer ser valorizado, porque ele valoriza sua carreira. Por isso, vai trabalhar em um lugar que não só ofereça um bom salário, mas também satisfação profissional.
Como implementar a gestão de carreira na sua empresa?
Uma forma amplamente aceita de implementar a gestão de carreira é adotando o plano de carreira, que é a estruturação de todo esse processo. Ele é o caminho que o seu colaborador pode traçar caso consiga cumprir (ou até ir além) das metas e objetivos preestabelecidos.
No geral, para uma gestão de carreira, é necessário desenvolver:
- objetivos gerais;
- uma estratégia de metas e objetivos estabelecidos;
- políticas, regras e tarefas para implementar a estratégia;
- uma análise para descobrir se o que foi estabelecido está alcançando resultados.
Mas, ao criar seu plano, siga estes passos:
Ouça o colaborador
Você precisa saber por que o seu colaborador deseja ter uma carreira dentro da empresa. Para onde ele quer seguir a partir do cargo atual? Quais os seus objetivos profissionais? A empresa tem possibilidade de auxiliá-lo nesse crescimento?
Identifique e faça um mapa dos sonhos, competências, ideais e do tempo que eles acreditam ser necessário para alcançar esses desejos. O plano de carreira serve justamente para que eles sigam nesse caminho.
Defina progressões de carreira
O colaborador deve seguir por uma carreira vertical ou horizontal? O plano deve ser gerencial, técnico (plano de carreira em Y) ou uma mistura dos dois (plano de carreira em W)?
Lembre-se de que esse processo deve ser transparente. O colaborador deve estar ciente do que a empresa espera ao estruturar seu plano de carreira. Portanto, esclareça quaisquer dúvidas para que não haja lacunas durante o processo.
Faça treinamentos
Coaching, mentoring, palestras, seminários, workshops e até o ensino a distância são ferramentas de aprendizagem que agregam muito ao currículo do trabalhador. Não deixe de implementá-las na sua empresa como parte da gestão de carreira.
Esteja atento às demandas do mercado
Para oferecer uma gestão de carreira que valha a pena para ambos os lados, é preciso estar de olho no mercado. Quais são as profissões do futuro, aquelas realmente necessárias para o crescimento da sua empresa?
E uma forma de fazer isso é conhecendo os líderes de mercado e do seu segmento, para entender o que está sendo feito e como o sucesso está sendo atingido. Para isso, conte com os eventos corporativos da Consulting House, que trabalha com o desenvolvimento de executivos, além de dar acesso aos líderes mais importantes no Brasil e já está no mercado há anos! Entre em contato e fale com um especialista!