Você sabe o que faz a gestão de pessoas? Já se foi o tempo em que a responsabilidade por cuidar do público interno da sua empresa era exclusivamente da área de recursos humanos.
Aquela cultura vertical que reforçava a hierarquia e a diferença entre níveis também não existe mais. Por isso, como gestor, você precisa desenvolver algumas habilidades essenciais para uma boa de gestão de pessoas.
Um verdadeiro líder age como um coach junto aos seus liderados. Ao invés de delegar de forma autoritária, por exemplo, ele faz com que as pessoas cumpram espontaneamente suas atividades.
Se você já tem esse perfil, descubra o que faz a gestão de pessoas, algumas estratégias para melhorá-la e erros a serem evitados.
O que faz a gestão de pessoas?
Enquanto um setor de recursos humanos tradicional toma conta de questões burocráticas — como recrutamento e seleção, folha de pagamento e controle de ponto — um boa gestão de pessoas faz tudo isso e se preocupa com a satisfação dos colaboradores. Afinal de contas, além de profissionais, eles são pessoas.
Por entender que o público interno é composto por indivíduos que pensam, sentem e reagem, a gestão de pessoas procura desenvolver um clima organizacional saudável.
Com um ambiente favorável à inovação e que demonstre confiança em seu potencial, os colaboradores desempenham sua função sem preocupação, tornado-se mais produtivos.
Como melhorar sua gestão de pessoas?
Hoje existe uma série de estratégias para fazer uma gestão de pessoas exemplar. O importante é que elas devem ter consistência e continuidade. Do contrário, sua empresa pode transmitir uma falsa sensação de insegurança. Confira algumas dessas estratégias:
Relacione-se com as pessoas
Se como líder você constrói uma boa imagem e zela por seu marketing pessoal, você deve entender que o relacionamento é a base de qualquer relação, certo?
Dessa forma, faça o possível para que isso aconteça naturalmente entre você e seus liderados. Ainda que haja inúmeras tarefas, estar próximo da sua equipe demonstra consideração.
Aqueles chefes que ficam o dia inteiro trancafiados em sua sala enviando e-mails o dia inteiro e cobrando prazos tendem a desaparecer. O líder de hoje senta junto com seus liderados, conversa abertamente e os guia até os objetivos da empresa. E, principalmente, conhece e aproveita as aptidões de cada um dos seus colaboradores.
Ofereça incentivos
A produtividade depende muito de um ambiente de trabalho que valorize-os enquanto pessoas e profissionais. Mas há alguns incentivos que fazem toda a diferença para uma boa gestão de pessoas.
Não estamos nos referindo apenas àquele pacote de benefícios que você anuncia nas vagas de emprego. Eles também são importantes, mas vá além disso.
Incentivar um colaborador é ouvir suas sugestões, discuti-las junto a ele e implementá-las, na medida do possível. Nada é mais gratificante do que permitir que ele se sinta parte do negócio e contribua para seu crescimento. Caso ele não seja proativo, você pode oferecer treinamentos com o objetivo de desenvolver competências, como veremos a seguir:
Desenvolva competências
Desenvolver competências não está necessariamente ligado à oferta de bolsas de estudos para cursos.
A educação corporativa é parte importante da gestão de pessoas e tem se desenvolvido justamente para permitir que seus colaboradores adquiram novas habilidades de forma mais rápida e eficiente.
Oferecer oportunidades como cursos rápidos e a participação em eventos não significa atestar que seu colaborador é limitado, mas demonstra confiança no que ele pode fazer a partir das competências desenvolvidas.
Isso cria um ciclo de vantagens sem fim: ao aplicar o conhecimento, sua empresa cresce e ele se sente valorizado e pertencente.
Forneça feedbacks
Se você entendeu que o relacionamento é importante para a gestão de pessoas, verá que o feedback é apenas uma parte dele. Ainda assim, caso não possa estar tão próximo da sua equipe a ponto de se relacionar regularmente, faça com que a cultura de feedback seja parte da rotina. Ao menos uma vez por semana ou por mês, converse individual e coletivamente com seus colaboradores.
No cotidiano da operação, é comum que surjam questões que só precisam ser resolvidas com uma boa conversa. Por isso, ao antecipar-se a quaisquer dificuldades, você estabelece uma relação de confiança suficiente para eles se sentirem à vontade. Além disso, o feedback é uma ótima oportunidade para alinhar expectativas.
Quais erros devem ser evitados?
Para começar, evite fazer o contrário de tudo o que você viu até agora, por mais óbvio que pareça. Esconder-se na sua sala, cobrar sem reconhecer, exigir sem desenvolver e manter-se em silêncio certamente não ajudará você na sua gestão de pessoas. Como você percebeu, um verdadeiro líder está junto dos seus liderados.
Porém, há alguns erros muito comuns nas estratégias que apresentamos, como:
- confundir relacionamento com um simples bom dia e sumir pelo resto do expediente;
- achar que benefícios obrigatórios são suficientes para incentivar as pessoas;
- oferecer oportunidades de desenvolvimento esporádicas e não contínuas;
- deixar para dar feedbacks somente quando o colaborador é demitido.
Agora que você já conhece algumas estratégias para otimizar sua gestão de pessoas e o que não fazer, descubra como melhorar a motivação delas!