Com a multiplicação das tarefas da vida moderna, o tempo se tornou um ativo precioso para qualquer pessoa. Entre líderes empresariais, a urgência costuma ser maior tanto por suas responsabilidades quanto pela conciliação entre vida pessoal e profissional. Felizmente, essa mesma modernidade também oferece ótimas ferramentas para gestão de tempo.
Entre técnicas e aplicativos, essas ferramentas — quando empregadas adequadamente e com regularidade — são capazes de evitar aquela sensação de estar apagando incêndios o tempo todo.
Para que você comece a controlar melhor seus prazos e a desenvolver uma rotina mais saudável, trouxemos algumas soluções para gestão de tempo. Confira!
A busca pela produtividade versus qualidade de vida
O que é significa ser produtivo para você? Cumprir todas as tarefas do dia, comparecer aos compromissos da agenda, delegar adequadamente as atividades? Executar essas responsabilidades dentro do limite estabelecido é realmente louvável.
Por outro lado, se para isso você precisa despender um esforço além do comum em detrimento da sua alimentação e do seu sono, você pode estar desenvolvendo uma rotina contraproducente.
Mesmo que você se sinta engolido pelas tarefas, tenha em mente que o ambiente em que você está inserido deve contribuir para um mínimo equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. E é aí que entra a gestão de tempo.
Seja como empreendedor ou como líder corporativo, é importante manter um bom plano de gestão de pessoas que entenda que uma coisa automaticamente interfere na outra. Afinal de contas, já se foi o tempo em que éramos considerados robôs.
O desafio de conciliar vida pessoal e profissional
A cultura de produtividade a todo custo está dando lugar a líderes mais humanos. Nesse sentido, os profissionais estão deixando de priorizar altos salários. É o que mostra a Pesquisa dos Profissionais 2018, da Catho. Para 54% deles, a possibilidade de conciliar vida pessoal e profissional é mais importante do que um extenso pacote de benefícios.
A qualidade de vida em casa e no trabalho ainda pode ser otimizada a partir da aplicação de ferramentas simples, acessíveis e eficientes. Conheça algumas técnicas de gestão de tempo e veja como você pode adaptá-las à sua rotina usando aplicativos de smartphone!
Técnicas para uma boa gestão de tempo
Já falamos aqui no blog sobre as ferramentas de gestão essenciais para uma empresa. Agora vamos apresentar 3 técnicas de gestão de tempo para adotar no seu dia a dia.
Matriz de Eisenhower
Dwight D. Eisenhower foi o 34º presidente dos Estados Unidos. Ele criou uma matriz de decisão dividida em 4 quadrantes para gerenciar a prioridade das tarefas, contribuindo para a gestão de tempo. Confira abaixo:
URGENTE | NÃO URGENTE | |
IMPORTANTE | 1. Urgente e Importante | 2. Não urgente e importante |
NÃO IMPORTANTE | 3. Urgente e Não Importante | 4. Não urgente e Não Importante |
De acordo com a matriz, as prioridades se dividem em:
- tarefas que necessitam atenção imediata;
- tarefas que podem ser resolvidas em longo prazo;
- tarefas banais, mas que exigem dedicação;
- tarefas que podem ser postergadas.
Metodologia Scrum
Scrum é uma metodologia ágil de processos cujos projetos são divididos em ciclos, conhecidos como Sprints, geralmente desenvolvidas em um mês.
A fim de cumprir o projeto e otimizar a gestão de tempo, o líder divide um projeto em tarefas menores, distribuídas semanalmente entre os componentes da equipe. No início do expediente, a equipe se reúne para confirmar as tarefas do dia e emitir um breve feedback sobre as tarefas do dia anterior.
Método Pomodoro
Pomodoro já é um método mais individual, mas também eficiente. Sua proposta é dividir o fluxo de trabalho em intervalos de 25 minutos — tempo considerado ideal para estimular e manter a concentração. Ao final desse período, deve-se fazer uma pausa de 5 minutos.
O método defende a produtividade aliada à qualidade de vida justamente por condicionar o cérebro a trabalhar com agilidade e descansar ao fim de cada ciclo.
Aplicativos para aplicar essas técnicas
Engana-se quem pensa que os aplicativos de smartphone são acessíveis apenas a jovens empreendedores. Conheça 3 opções para colocar em prática cada uma das técnicas de gestão de tempo anteriores.
Evernote
Para quem tem uma rotina atribulada, com tarefas entrando em pauta a todo o momento, o Evernote é perfeito.
Ele permite que você registre suas demandas por escrito, por áudio e por foto. Para criar sua Matriz Eisenhower, você pode dividi-las em categorias e aplicar uma cor para cada uma, identificando a prioridade de cada tarefa e otimizando a gestão de tempo.
Trello
Quem usa o Scrum pode organizar os projetos e as tarefas semanais e diárias no Trello. Como uma das premissas dessa metodologia é a visualização das atividades, o aplicativo permite separá-las em quadros e cartões, que podem ser movidos de acordo com o cumprimento das tarefas.
O aplicativo ainda define prazos e notifica, com antecedência, quando cada uma deve ser entregue, assim como os atrasos.
Forest
O Forest é um aplicativo que, além de permitir a aplicação do Método Pomodoro, também é um incentivo à concentração. Depois de definir seu ciclo de 25 minutos, será apresentada uma plantinha na tela do seu celular.
Caso perca o foco e tente usar algum outro recurso do aparelho, você sofre uma punição, o que pode impedir que sua planta cresça.
A gestão de tempo não chega a ser um fator explícito de avaliação, mas ela afeta diretamente a performance da sua empresa. Por isso, para garantir a melhor performance de seus colaboradores você pode e contar com os eventos corporativos. Você pode promover workshops e palestras com dicas e estratégias, por exemplo.
Então conte com a Consulting house para desenvolver a gestão de tempo em sua empresa e garanta os melhores resultados. Aproveite também, para entender a importância dos indicadores de desempenho para a saúde da sua operação!