A motivação no ambiente de trabalho sempre foi um tema que esteve em destaque no mundo corporativo. Porém, nos últimos anos, ele tem sido realmente levado ao pé da letra, já que a relação entre líderes e liderados deixou de ser estritamente vertical. Agora, todos têm mais acesso uns aos outros. Logo, as situações ficam mais transparentes.
Seja uma equipe grande ou pequena, não importa: o desafio é o mesmo. É lógico que você precisa contar com funcionários comprometidos e naturalmente entusiasmados.
Por outro lado, não coloque sobre eles toda a responsabilidade por um clima saudável. Você tem a obrigação de facilitar e colaborar para que todos se desenvolvam livremente.
No artigo de hoje, você vai entender por que é tão importante manter a motivação no ambiente de trabalho, além de algumas dicas para alcançar esse objetivo. Vamos lá?
A importância da motivação no ambiente de trabalho
Segundo uma pesquisa feita em todo o Brasil pelo Jornal Valor Econômico, de cada dez pessoas, seis valorizam mais a motivação no ambiente de trabalho do que o salário. Uma boa remuneração e um excelente pacote de benefícios realmente não são mais suficientes para que seus funcionários acordem todos os dias com vontade de ir para o trabalho.
Manter a motivação no ambiente de trabalho pode:
- Aumentar a produtividade: seus funcionários se preocupam com o trabalho em vez de questões que dificultam que ele seja feito;
- Diminuir a rotatividade: uma vez engajados, seus funcionários não cogitam mudar de emprego e avaliam melhor outras propostas;
- Incentivar o espírito de equipe: quando não existe um clima saudável, a possibilidade de haver conflitos entre equipes é grande.
Confira nossas dicas para tornar o seu ambiente de trabalho mais motivado!
Seja um líder, não um chefe
A primeira dica tem a ver diretamente com o seu perfil enquanto representante da sua equipe. A diferença primordial entre líder e chefe é que, enquanto o segundo é autoritário e ausente, o primeiro sabe incentivar seus liderados e está sempre presente.
É por isso que falamos, no início do artigo, sobre a sua responsabilidade pela motivação no ambiente de trabalho. Porém, se você não sente que sua liderança promove um clima horizontal, experimente rever seu papel através de um processo de coaching, por exemplo.
Elogie em público, critique no privado
Essa é uma das questões que mais influenciam na motivação no ambiente de trabalho. Isso porque o impacto de criticar uma pessoa em público vai além do criticado — você acaba interferindo no clima de toda a equipe, que passa a ter medo de cometer erros.
Ainda que na correria da operação você queira resolver as situações na hora em que elas acontecem, esforce-se para não causar constrangimentos. Se for preciso criticar, anote para conversar em particular posteriormente. E sempre elogie em frente a todos.
Forneça feedbacks regulares
Não são apenas elogios ou críticas pontuais que fazem as pessoas se desenvolverem. Oferecer um feedback mais profundo por meio de uma conversa aberta e franca mantém tanto você quanto seus funcionários mais seguros de seus papéis.
Para isso, defina uma regularidade em que você vai conversar com cada um deles. Uma ótima maneira de iniciar esse contato é deixar o funcionário expor sua opinião sobre como tem sido sua experiência junto à empresa. Em seguida, dê o seu feedback.
Esteja aberto a sugestões
Lembre-se de que nada é imutável — ou pelo menos não deve ser. Uma estratégia definida no início de um trimestre pode ser mudada, caso algum de seus funcionários perceber que é preciso. Dê espaço para que movimentos como esse aconteçam.
Manter-se aberto a sugestões pode, inclusive, aprimorar o seu processo de gestão da inovação. Tenha em mente que quem opera seu produto ou serviço diariamente é quem mais detém o conhecimento sobre suas possibilidades.
Desenvolva relacionamentos
Estar presente no dia a dia de sua equipe não significa apenas delegar atividades, participar de reuniões e alinhar expectativas. Procure — de forma espontânea — interessar-se pela história de vida de cada pessoa. É uma forma de valorizar seus potenciais.
Como já mencionamos no nosso conteúdo sobre marketing pessoal, a comunicação dialógica — que fala e que escuta — é o segredo para transitar bem entre os diversos níveis hierárquicos da sua empresa. Que tal começar com um “como foi o fim de semana?”
Ofereça treinamentos e eventos
Investir no crescimento pessoal e profissional dos seus funcionários é uma excelente estratégia para manter a motivação no ambiente de trabalho. Além de fazê-los sentirem-se valorizados, eles poderão usar o conhecimento adquirido em favor da sua empresa.
Nos últimos anos, o mercado de educação corporativa tem ganhado força com a oferta de uma série de capacitações de todos os tipos.
Além disso, procure levar seus funcionários para fora da empresa através da participação em eventos corporativos. Eles geram grandes oportunidades de aprimoramento profissional através de observação e comparação com pares, troca de experiências e contato com conceitos e visões distintas.
Que tal oferecer aos seus executivos a participação em clube de relacionamento corporativo com conteúdo de alto nível e participantes C-Levels das empresas mais relevantes presentes no Brasil ? Esse é um passo certo para aumentar a motivação no ambiente de trabalho. Conheça as modalidades de associação para os encontros de altíssimo padrão oferecidos pela Consulting House!