Uma das bases para construir relacionamentos de valor no ambiente corporativo é desenvolver habilidades que vão além da superfície. Portanto, você deve esquecer o que sempre ouviu sobre o que é marketing pessoal. Não se trata mais de criar uma imagem que represente quem você é como líder. Trata-se de você ser a sua própria marca.
Atualmente, a construção da sua identidade no mundo dos negócios deve ser pautada tal como em uma estratégia de branding. Nela, seu conceito fundamental é comunicar seus valores de forma prática, autêntica e espontânea. Isso significa que suas ações devem corresponder exatamente às suas características mais inerentes.
Neste post, você vai saber o que é marketing pessoal e quais são suas particularidades nos dias de hoje, por que ele deve fazer parte de sua estratégia de liderança e como desenvolvê-lo. Acompanhe!
O que é marketing pessoal nos dias de hoje?
Hoje, o marketing pessoal começa no autoconhecimento, ao diagnosticar suas melhores competências e explorá-las a seu favor. Em seguida, ao assumir e trabalhar essas qualidades, você se torna naturalmente capaz de produzir uma atmosfera de confiança, respeito e carisma — aspecto indispensável a qualquer líder, antigo ou atual.
Em tempos de novas tecnologias e de excesso de informação, ser visto não é mais sinônimo de ser lembrado. Tenha em mente que, assim como um produto ou serviço, sua marca pessoal disputará a atenção do público com muitas outras. Por isso, para ficar na memória, você precisa ter consciência e consistência sobre cada uma de suas ações.
Afinal de contas, você deve concordar que é mais fácil lidar com seus talentos naturais ao pensar em marketing pessoal do que defender virtudes que não estejam inclinadas a sua essência, certo?
Por que devo me dedicar à minha imagem pessoal?
Você já deve ter percebido que as pessoas estão cada vez mais sensíveis a identificar discursos duvidosos e atitudes contraditórias, não é mesmo? Encare isso como uma oportunidade ao tentar entender o que é marketing pessoal. Lembre-se de que é natural que seus colaboradores analisem constantemente a imagem que você transmite como líder empresarial.
Se o sucesso, não só no ambiente corporativo, depende de esforços conjuntos, você precisa fazê-los por merecer. Para além de conquistar a posição em que está, o líder tem o desafio de mantê-la e, sobretudo, fazê-la progredir. Isso pode ser impossível sem um time coeso e que não enxerga sua liderança como um modelo a ser seguido.
Isso porque aquela figura arcaica do chefe autoritário pode ser até respeitada em certos contextos, mas não corresponde mais à nova realidade horizontal das empresas. O diretor de uma equipe de alta performance caminha junto, extrai o melhor e conecta seus liderados em torno de um bem comum. É neste perfil que se baseiam as grandes organizações e líderes atuais.
Na prática, não quer dizer que você tenha que agradar a gregos e troianos. A história está aí para provar que essa estratégia jamais foi eficiente. Felizmente, existem alternativas para você colocar em prática o que é marketing pessoal.
Como posso trabalhar meu próprio branding?
Criar sua própria imagem não é um trabalho que se faça da noite para o dia. É por isso que, nos últimos tempos, muito tem-se falado sobre as ferramentas de branding aliadas ao marketing pessoal. Branding é uma série de ações planejadas para gerenciar uma marca. Assim, cada uma das suas atitudes individuais deverá representar um todo coerente.
Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas dicas para você começar a desenhar os seus primeiros passos como um estrategista de sua própria marca. Confira!
Identifique seus potenciais como líder: há líderes de todos os tipos e você não pode resolver abraçar o mundo. Para investigar os potenciais em que você tem mais familiaridade, um processo de coaching é um ótimo ponto de partida.
-Transmita autenticidade nas suas ações: aqui está a importância de identificar seus potenciais. Quando você domina uma responsabilidade, as chances de aplicar realmente o que é marketing pessoal e influenciar os outros são bem maiores.
-Relacione-se com todos os níveis: a comunicação dialógica — que fala e que escuta — é o segredo para transitar bem entre pessoas de diferentes posições em uma empresa. Não tenha medo de perguntar e, principalmente, de ouvir o que os outros têm a dizer.
-Procure inspirar as pessoas a seu redor: liderança tem a ver com identificar também no outro o seu potencial e trazê-lo à tona. Ao fazer sua equipe atuar no que realmente tem capacidade, você a motiva e garante melhores resultados para o negócio.
-Aproveite as vantagens das redes sociais: lembra da consistência necessária para o marketing pessoal de que falamos anteriormente? Use seu perfil no LinkedIn, por exemplo, para fortalecer sua marca, registrando as conquistas e o reconhecimento seus e da sua equipe.
Agora que já sabe o que é marketing pessoal no mundo corporativo atual, você pode começar a pensar na sua própria estratégia. O importante é ter consciência de que a criação da sua imagem como um líder inspirador é uma construção diária.
E para você, o que é marketing pessoal? Como tem trabalhado para desenvolver sua marca e influenciar as pessoas ao seu redor? Compartilhe conosco nos comentários!