Se você sente que a falta de entrosamento entre seus colaboradores atrapalha a produtividade, continue a leitura para descobrir o que é Team Building e o que ele pode fazer pela sua empresa!
Frequentemente, aqui no blog, nós reforçamos a importância da gestão de pessoas na estratégia das organizações. Desta vez, resolvemos abordar esta técnica com um grande potencial de transformação individual, mas sobretudo coletiva.
A importância de um ambiente de trabalho favorável
Uma das grandes características das organizações do futuro também pode ser a dificuldade que as mantêm presas ao passado. Trata-se da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Quando a preocupação com conflitos entre pessoas prevalece à operação, é momento de parar e analisar não apenas a raiz do problema, mas também como resolvê-lo.
Ainda que seus colaboradores devam ser proativos e autossuficientes, é sua obrigação, como líder, contribuir para que eles se sintam à vontade. Isso vai além das atividades que exercem. Eles precisam confiar suficientemente tanto em si quanto uns nos outros, pois com equipes sólidas, é possível acelerar o crescimento do seu negócio.
O que é Team Building?
Para começarmos a entender o que é Team Building, vamos analisar sua tradução em inglês, que significa “construção de equipe”. Para quem está acostumado com liderança de pessoas, é fácil compreender que um time não é concebido a partir de meras contratações. Logo, essa metodologia se baseia em estratégias para estimular nos colaboradores o sentimento de pertencimento e coletividade.
Para isso, são utilizadas diversas alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional, como campanhas de incentivo, treinamentos corporativos e eventos organizacionais. O objetivo é criar equipes mais fortes e determinadas.
Quais são os benefícios dessa importante estratégia
Uma vez motivadas e conscientes do seu propósito junto à empresa, as pessoas naturalmente se engajam na busca por resultados. Acontece que, em um instância maior — como é o caso de um grupo —, essa premissa se torna ainda mais importante.
É aí que está a importância de saber o que é Team Building: times bem liderados e estruturados tendem a trabalhar com muito mais foco e produtividade.
A tendência é que essa fórmula do sucesso se torne um verdadeiro círculo virtuoso. Satisfeitas com seus próprios resultados, as equipes entregam mais. Confira, em seguida, outras vantagens do Team Building para a saúde da sua empresa.
Quebra de expectativas de forma positiva
Imagine surpreender seus colaboradores com a notícia de que passarão um dia inteiro fora da empresa? Claro, a proposta não será apenas recreativa — ainda que
o Team Building também sirva para entreter —, mas promover um treinamento fora do local de trabalho demonstra duas coisas: primeiro, que você valoriza as pessoas o suficiente para investir nelas; segundo, que o curso ou workshop são realmente importantes.
Proporciona uma experiência de imersão
Os programas de desenvolvimento projetados com base Team Building são semelhantes a um processo de coaching.
Os colaboradores não apenas despertarão potenciais ou ampliarão suas competências. Eles mergulharão no espírito da equipe para avaliar e lidar melhor com suas emoções e as de seus parceiros. Por isso, as experiências a que são submetidos devem ser cuidadosamente planejadas.
Oferece desafios de maneira descontraída
As experiências das quais falamos anteriormente têm a ver com desafios inusitados, mas ainda assim ligados ao dia a dia da empresa.
Eles devem ser apresentados de forma que sua resolução possa acontecer em conjunto. Além da avaliação do percurso feito pela equipe para chegar a uma solução, compreender o que é Team Building também é essencial para considerar a capacidade de inovação diante de uma dificuldade.
Desenvolve o senso de liderança
A liderança não deve partir somente do gestor do time, mas também dos liderados ao assumir suas responsabilidades. Nesse sentido, o Team Building oferece um cenário excelente para que as pessoas passem a se tornar protagonistas de sua história e de sua carreira.
No caso de um problema de gestão de equipes, por exemplo, a técnica propicia que o líder se imponha perante seu time, fazendo com que seja respeitado pelo seu papel.
Como criar uma experiência memorável
Após o mercado entender o que é Team Building e seu potencial, algumas empresas se especializaram em promover eventos corporativos na área.
Seja no encontro com personalidades do mercado ou no compartilhamento de ideias, é recomendável que essas ocasiões sejam concebidas da forma o mais imparcial possível. Isso porque a dinâmica do treinamento deve olhar para todos com igualdade.
A partir de uma análise das fraquezas e oportunidades da sua empresa, o parceiro planeja a experiência mais adequada às necessidades dos seus colaboradores. Toda a execução também é terceirizada, permitindo que você se preocupe apenas com a efetividade do evento.
Após descobrirem o que é Team Building, muitas organizações têm se apropriado da técnica na resolução de conflitos e melhora da comunicação entre colaboradores de uma mesma equipe, já que seus benefícios são percebidos em curto prazo.
Agora que você já sabe o que é Team Building, que tal levá-lo para sua empresa e oferecer uma experiência transformadora aos seus colaboradores? Conheça os formatos de encontro promovidos pela Consulting House!