Atualmente, um dos principais e mais almejados cargos em uma empresa é o de Chief Executive Officer (CEO). O título carrega um peso enorme. E é provável que muita gente deseje alcançar essa ocupação sem ao menos saber o que faz um CEO.
Saber o que faz um CEO é determinante para entender se esse é, de fato, o passo que você deseja dar em sua carreira. É necessário ter muito equilíbrio emocional, qualidades interpessoais e um mix de capacitações que permitem tomar decisões inteligentes durante toda a sua jornada.
Afinal, o que é CEO? Quais qualidades ele precisa ter e como você pode alcançar esse cargo? Descubra tudo neste post!
O que faz um CEO?
O CEO é o diretor executivo — ou seja, o cargo mais importante de uma empresa. É dele a função de satisfazer as necessidades dos stakeholders: colaboradores, investidores, fornecedores e clientes, por exemplo. Isso porque ele é responsável por todas as decisões importantes do negócio, principalmente as estratégicas.
No geral, as atribuições variam de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa, além do tamanho, número de colaboradores e produto/serviço oferecido. Em uma startup, por exemplo, o diretor executivo é responsável por, basicamente, tudo.
Planejamento estratégico
Definição de missão, visão e valores é parte do que faz um CEO. Isso porque esses fatores determinam onde a empresa está e aonde deseja ir. É a partir deles que se faz o planejamento estratégico — um plano com estratégias e direções para alcançar os objetivos do negócio.
A criação de uma cultura organizacional também é uma das atribuições de um CEO.
Quais características um CEO precisa ter?
Agora que você sabe o que faz um CEO, é hora de descobrir quais características esse profissional precisa ter. Veja:
Curiosidade
Prestar atenção nas tendências de mercado (incluindo o internacional), dissecar os dados, aprofundar-se em segmentos parecidos com o seu, e entender como trabalham os diferentes setores é fundamental. Essa curiosidade vai permitir que a empresa avance sem comprometer de forma brusca o trabalho de cada colaborador.
Coragem
Uma empresa só avança quando sai de sua zona de conforto. Para que isso aconteça, o CEO deve saber a hora de avançar. Mas, é claro, isso não acontece de forma abrupta ou impulsiva. Todas as tomadas de decisão, por mais ousadas que sejam, acontecem porque o líder percebeu uma oportunidade de mercado.
Capacidade de liderança
Tímido, reservado ou extrovertido: não importa. A capacidade de liderança independe dessas características. Um profissional pode muito bem ser um ótimo CEO, mesmo sendo uma pessoa extremamente fechada. A questão é saber orientar e delegar responsabilidades, e isso depende muito da visão que os colaboradores têm do líder.
Mix de capacitações
Um profissional curioso acaba entendendo um pouco de tudo. Para um CEO, é muito importante ter habilidades técnicas, gerenciais, financeiras e operacionais, pelo menos. Ele vai lidar com diferentes setores da empresa, além dos stakeholders. Se esses grupos perceberem que o CEO não entende pelo menos um pouco de cada segmento, não vão creditá-lo como alguém capaz de ocupar o cargo.
Gosto pelo que faz
Pode parecer bobagem, mas para um trabalho sob pressão, que exige paciência e equilíbrio mental, só é possível seguir em frente se houver paixão pelo que faz. São prazos, cargos e projetos que dependem de suas decisões. Além disso, a função pode exigir que você faça cortes (de orçamento ou de pessoal), remanejamentos e outras mudanças significativas.
Entendimento sobre finanças
Já falamos sobre o mix de capacitações, mas entender sobre o mercado e, principalmente, sobre finanças, é um ponto crucial sobre o que faz um CEO. É no mercado que você observa as principais tendências de consumo e quais são as necessidades do consumidor que sua empresa pode suprir. As finanças determinam quais passos você deve dar e o custo-benefício do seu produto/serviço.
Resolução de problemas
O CEO deve ser capaz de enxergar soluções onde a maioria das pessoas não vê alternativa. Essa capacidade é uma mistura de coragem, criatividade e entendimento sobre a atual situação da empresa e do mercado.
Como se tornar um CEO?
Veja o que é preciso ter para aumentar suas chances de se tornar um CEO:
Networking
É importante ter bons contatos dentro e fora da empresa. Isso mostra que você terá facilidade em comandar o ambiente interno e em transitar no externo, além de auxiliar em futuras parcerias.
Existem diversas formas de criar um bom networking. Frequentar cursos, palestras e outros eventos é muito importante para se manter atualizado sobre o mercado e entrar em contato com outras pessoas (lembre-se de que quem não é visto não é lembrado).
Outra forma inteligente é utilizar o LinkedIn. Você pode criar textos abordando temas da atualidade mesclados com o seu segmento. Ao mostrar que é um profissional antenado, você acaba se tornando autoridade na área e atraindo novos profissionais.
Estudo
O estudo é fundamental para a gestão de carreira de qualquer profissional, e pode acontecer de diversas formas: palestras, workshops, cursos livres e pós-graduações, por exemplo. O inglês é essencial, principalmente em empresas de grande porte.
Qualificações deixam você atualizado e ajudam a criar novas soluções para antigos problemas da empresa.
Bom relacionamento
Como dito, o colaborador precisa respeitar o líder, senão o trabalho não é possível.
Portanto, invista no bom relacionamento em todos os setores da empresa, do operacional ao estratégico. Todos os trabalhadores são fundamentais para o funcionamento de um negócio.
Entendeu o que faz um CEO? Para alcançar um cargo de tanta responsabilidade, é preciso investir na sua carreira. A Consulting House oferece palestras e workshops com os maiores líderes do seu segmento.