Na tentativa de serem reconhecidas e, principalmente, lembradas pelo público, existem empresas que desenvolvem estratégias de comunicação pontuais, como promoções ou liquidações. Porém, sem um posicionamento de marca bem definido, elas podem até chamar a atenção, mas muito provavelmente não ficarão na memória.
Isso porque, antes de lançar produtos e serviços no mercado, as marcas precisam estabelecer o lugar que elas querem ocupar na mente do consumidor. Acontece que, muitas vezes, essa imagem parece difícil de ser visualizada justamente por sua intangibilidade. Defini-la, entretanto, é totalmente possível.
Neste post, você vai entender o que é posicionamento de marca, como definir o da sua empresa e qual a contribuição dos eventos corporativos para esta estratégia. Confira!
O que é posicionamento de marca?
O posicionamento de marca trata da forma como a sua marca quer ser reconhecida pelo seu público. Marcas bem posicionadas são aquelas cujos benefícios e características são naturalmente evidentes e, frequentemente, reafirmadas. É por isso que campanhas de vendas e descontos são passageiros, já que eles remetem apenas ao fator preço.
Ao posicionar-se, uma marca explica ao mercado os valores que o consumidor deve levar em consideração ao optar por ela ou pela concorrente. Ainda assim, mesmo que esses valores estejam claros, o consumidor não necessariamente poderá usá-los como justificativa. E aí que chegamos à questão da imagem de marca.
Diferentemente do posicionamento, que é determinado pela sua empresa, a imagem de marca é construída pelo consumidor a partir da experiência com a sua marca. Logo, é importante definir um posicionamento eficiente e que esteja o mais alinhado possível com a sua imagem de marca. Veja como fazer isso!
Como definir seu posicionamento
Na prática, o posicionamento de marca representa um statement ou declaração que indica os motivos para que um cliente compre seu produto ou contrate seu serviço. Esse processo de posicionamento precisa ser muito bem pensado porque, de uma forma ou de outra, ele vai acabar direcionando todos os esforços de marketing.
Nesse caso, alguns públicos antes considerados, podem ficar de fora. De qualquer forma, o posicionamento de marca é absolutamente dinâmico e pode ser alterado de acordo com o movimento do mercado.
Normalmente, o posicionamento é construído com base em três questões simples e diretas, que você confere a seguir.
1. Quem é o seu público potencial?
Em tempos de alta segmentação de mercado, é fundamental que o seu posicionamento de marca estabeleça exatamente qual o público-alvo que a empresa pretende atingir. Como mencionamos, esta é uma decisão que deve ser muito bem avaliada, já que não faz sentido conversar com públicos sem potencial de compra, por exemplo.
Para isso, desenvolva pesquisas de mercado, converse com quem já é cliente e analise dados para entender quem é esse consumidor e quais são suas expectativas.
2. Qual necessidade você atende?
A necessidade que sua marca atende, o desejo que ela satisfaz ou o problema que ela resolve deve ser o mais preciso possível. Assim, você consegue apresentá-lo de forma objetiva e seus consumidores podem interpretá-lo sem esforço.
Esse detalhe é traduzido sob a forma de um benefício ou vantagem que justificam sua escolha. Se o seu produto ou serviço tem grande concorrência, esse benefício ou vantagem deve ser muito bem explorado pela comunicação.
3. Por que a sua solução é a melhor?
Finalmente, chegamos aos diferenciais, ou seja, os valores que representam a sua marca e que, nos dias de hoje, se tornaram o maior argumento para a decisão de compra. Para identificá-los, você vai precisar fazer um estudo de mercado para encontrar uma oportunidade que pode se transformar em inovação.
Procure, sobretudo, mostrar um bom motivo para que a sua marca seja escolhida, seja pelo preço mais baixo, pela qualidade superior ou pela velocidade do resultado.
Tipos de posicionamento de marca
Dependendo do objetivo da estratégia e do amadurecimento da empresa, o posicionamento de marca pode receber quatro focos diferentes.
Posicionamento específico: para destacar uma vantagem exclusiva do seu produto ou serviço, como preço, qualidade, tecnologia etc.;
Posicionamento de categoria: é empregado quando a marca deseja representar todos os produtos ou serviços de sua categoria;
Posicionamento contra concorrente: usado nos casos em que a marca pretende se mostrar melhor do que a concorrência;
Posicionamento por benefício: deve ser aplicado caso sua marca queira evidenciar um benefício exclusivo com o uso do produto.
Qual a contribuição dos eventos corporativos
A contribuição dos eventos corporativos ao posicionamento de marca está na fase de planejamento do negócio. Ao participar de encontros com líderes empresariais, você pode desenvolver relacionamentos de valor e fazer benchmarking para descobrir oportunidades de mercado ou mesmo parcerias para novos lançamentos.
Participar de eventos também é uma excelente maneira de estar por dentro não apenas das tendências do seu mercado, mas da economia como um todo. É a maneira mais rápida e eficiente de conhecer, na prática, as estratégias de posicionamento de marca de grandes empresas.
A Consulting House promove uma série de encontros que permitem o relacionamento entre líderes empresariais.