A rede de relacionamento, também conhecida como networking, é um conjunto de contatos que podem se beneficiar mutuamente. São profissionais que você conhece em empregos, congressos, seminários e até em grupos de redes sociais.
O interessante aqui, como foi dito, é que ambos podem se ajudar — uns oferecendo vagas, outros prestando serviços. Então, não é apenas manter contatos com CEOs, e sim com pessoas que estejam em contato com sua área de interesse.
Você já tem uma rede de relacionamento? Sabe qual a importância dela na sua vida profissional? Neste post, você vai descobrir os benefícios de ter networking e como montá-lo. Confira:
Quais as vantagens de ter uma rede de relacionamento?
1. Conseguir promoções na empresa em que atua
Ter um bom relacionamento com outras pessoas da empresa pode ajudar você a ter aquela oportunidade para alcançar o cargo desejado.
2. Conquistar uma vaga de emprego
Se sua rede de contatos souber que você está em busca de recolocação profissional, pode ajudar te indicando para vagas de emprego com o seu perfil.
3. Mudança de área profissional
Estar de olho nos profissionais bem-sucedidos da área em que você sempre sonhou trabalhar vai facilitar muito o processo de transição. Converse com eles, pergunte como é o mercado de trabalho e outras informações importantes. Coloque-se também à disposição para um emprego de iniciantes.
4. Auxílio profissional a outros profissionais
Da mesma forma que você pode ter benefícios, outras pessoas também os desejam. Portanto, se você é profissionalmente estável, por que não contratar ou ajudar pessoas que estejam à procura de uma nova oportunidade? Essa atitude vai fazer com que você se torne uma referência tanto no meio profissional quanto como ser humano.
Como construir a sua rede de relacionamento profissional?
Com disposição e dicas simples, você pode ter um networking eficaz. Veja:
O LinkedIn é a rede social voltada para profissionais que desejam construir uma rede de relacionamento. Você pode conseguir emprego, seguir empresas que você admira e até se tornar referência no seu segmento.
Veja como você pode trabalhar o seu perfil:
- escrevendo posts sobre sua área e o mercado de trabalho;
- atualizando seu perfil constantemente;
- incentivando as pessoas a comentarem seu conteúdo. Por exemplo: ao final de um post, você pode perguntar “o que você acha disso?”. Engajamento é o que faz um perfil se tornar popular nas redes sociais;
- respondendo aos comentários positivos e negativos. Por ser uma rede profissional, o LinkedIn proporciona discussões muito mais saudáveis. Portanto, você não precisa temer críticas, e sim aprender com elas;
- comentando posts de outros colegas, sempre com observações que acrescentem algo à discussão;
- usando o LinkedIn Pulse, ferramenta que permite que você desenvolva textos maiores e mais completos, como se fosse em um blog. Utilize-a para demonstrar que você domina o segmento onde atua ou deseja atuar. Fale, principalmente, sobre novidades ou algum assunto que seja muito comentado no momento. Se o seu texto tiver um bom engajamento, o próprio LinkedIn poderá indicá-lo em sua newsletter.
Branding pessoal
Quando você deseja alcançar uma posição profissional, precisa saber como se posicionar de acordo com ela. Para isso, precisa desenvolver seu branding, ou seja, como você deseja que as pessoas — e as empresas — enxerguem você.
O branding pessoal precisa de tempo, esforço e atenção aos detalhes. Afinal, é como “reconstruir” a visão que um indivíduo tem de você.
Sua imagem, comportamento com outros profissionais (do setor operário ao estratégico), postura e segurança são observados constantemente. Mas não é apenas isso, e sim agir mostrando quem você é e o que tem a oferecer.
Pense em você como uma marca: como deseja ser lembrado?
Qualidade dos contatos
Não basta sair adicionando pessoas desenfreadamente no LinkedIn: é preciso ter critério. Mantenha uma rede de relacionamento com profissionais que atualizem seus perfis, tenham um bom currículo, atuem no segmento um numa área correlata a que você deseja trabalhar. O importante é que, de certa forma, essas pessoas possam contribuir com seu crescimento profissional e vice-versa.
Palestras e seminários
Já diz o ditado que quem não é visto, não é lembrado. Então, se você deseja montar sua rede de relacionamento, precisa estar presente em locais onde profissionais do seu segmento estão.
Palestras, seminários, workshops e demais eventos corporativos são formas inteligentes de aumentar seu networking e aprender muito mais sobre o mercado de trabalho. Preste atenção no que é dito, anote pontos interessante ou que deixaram dúvidas. Se houver um espaço para perguntas e comentários, você pode aproveitar para esclarecê-los. É uma forma de mostrar que você está lá e se importa em aprender.
Mas atenção: perguntas e comentários devem ser relevantes, não apenas um momento para aparecer. Destacar-se é falar quando necessário, fazer comentários pontuais e inteligentes, além de tirar aquela dúvida que outros profissionais também tinham, mas não perguntaram.
Como você viu, é mais do que possível montar uma rede de relacionamento sólida e interessante que poderá ter você como profissional-referência para possíveis indicações. Mas, para isso, você precisa estar presente onde profissionais influentes e respeitáveis possam te ver. Afinal, um bom networking é recheado de conexões de valor.
A Consulting House proporciona encontros entre você e o profissional que você deseja ser. Os diversos formatos de reunião unem CEOs, analistas e gestores aos principais líderes do seu segmento. Entre em contato e descubra o que a Consulting House pode fazer por você!