Na hora de contratar um novo colaborador, a empresa deve fazer um processo seletivo para escolher o melhor (ou melhores) candidato. No entanto, não existe apenas uma forma de selecionar candidatos. Você sabia que existem vários tipos de recrutamento?
Nem todas as empresas vão encontrar o profissional ideal recrutando novos candidatos. Muitas vezes, o talento que você espera pode estar na própria empresa, mas em uma outra colocação. Outra questão a se considerar é a logística: um candidato que mora longe pode ter dificuldade em passar por todas as etapas de um processo seletivo, já que ele vai ter que arcar com os gastos de transporte, por exemplo.
Se você deseja contratar novos colaboradores para uma vaga estratégica, deve contar com uma boa diversidade de candidatos e uma boa estratégia de recrutamento. Para isso, continue lendo e conheça mais sobre os diferentes tipos de recrutamento:
Quais tipos de recrutamento posso adotar na minha empresa?
Interno
O primeiro dos tipos de recrutamento é o recrutamento interno, o qual é feito somente com quem já trabalha na empresa. Essa pode ser uma boa estratégia a ser utilizada se você procura alguém para um um posto estratégico e que exige amplo conhecimento da empresa.
O bom aqui é que você já conta com alguém que conhece a cultura organizacional e a missão, visão e valores da empresa. Outra vantagem é que colaboradores que enxergam crescimento na empresa — ou seja, um plano de carreira — trabalham com mais motivação. O recrutamento interno é também uma chance de reconhecer os talentos que você já tem à disposição.
Algumas empresas fazem recrutamento interno para posições mais importantes da empresa, e deixam para contratar candidatos de fora apenas em posições operacionais.
Quando se usa esse tipo de recrutamento, é imprescindível oferecer condições que estimulem os colaboradores a participar. Se eles só virem atribuições a mais, mas não benefícios que justifiquem esse aumento de responsabilidade, dificilmente se interessarão.
Você pode divulgar todos os requisitos, as atribuições e os benefícios nas ferramentas de comunicação interna da empresa: newsletters, jornal-mural, intranet ou rede social, por exemplo.
Externo
É um dos tipos de recrutamento feito com candidatos de fora da empresa. O processo seletivo externo é uma forma de trazer “novas caras” ao negócio. Esse tipo de profissional costuma estar mais motivado e empenhado a mostrar que você teve razão em contratá-lo.
Uma das vantagens é que o candidato de fora costuma trazer habilidades e conhecimentos que você não encontra nos colaboradores. É uma forma de trazer novas qualificações à própria empresa.
Outro benefício esse entre os diversos tipos de recrutamento é que você se depara com um grande número de candidatos e tem a oportunidade de trazer mais diversidade às equipes.
Existem várias formas de divulgar uma vaga: redes sociais (via perfil oficial da empresa), sites de emprego e grupos de Facebook são os locais mais comuns. No entanto, para otimizar o tempo da empresa e dos candidatos, seja bem claro quanto a:
- atribuições necessárias;
- funções;
- salário;
- forma de contratação (CLT ou PJ);
- horário;
- benefícios.
Misto
O modelo misto une os dois tipos de recrutamento anteriores. Ele pode acontecer de 3 maneiras:
- Privilegiando o público interno: a vaga é aberta apenas para o público interno. Caso não haja ninguém com as habilidades necessárias, ela é divulgada para concorrência externa;
- Privilegiando o público externo: a vaga é aberta apenas ao público externo. Se o processo seletivo não for bem-sucedido, a empresa opta pela promoção de alguém que já está integrado ao funcionamento dos negócios;
- Concomitante: tanto o público interno quanto o externo participam. Se escolher esse entres os tipos de recrutamento, você deve ser imparcial.
Online
Com o avanço da tecnologia, hoje podemos fazer reuniões com clientes em qualquer lugar do mundo — basta uma conexão com a internet. Então, por que não trazer essa vantagem para o processo seletivo da sua empresa?
Os outros tipos de recrutamento citados podem, de certa forma, limitar sua seleção de candidatos. Afinal, alguém muito qualificado, mas que mora longe, pode não concorrer a sua vaga.
Lembre-se de que a simples divulgação da vaga e prospecção de currículos não deixam de ser partes do recrutamento online. Aliás, ele pode ser feito parcial ou totalmente pela internet.
É possível até mesmo contratar alguém para atuar remotamente. O home office permite que você trabalhe com profissionais qualificados de qualquer lugar do planeta, contanto que a oferta seja interessante para ambos.
Indicação
Embora essa forma de seleção seja um pouco diferente dos outros tipos de recrutamento, ela também acontece. Você pede indicações de profissionais externos aos colaboradores. Embora seja usada por algumas empresas, ela não é bem-vista. Vejamos alguns motivos:
- O colaborador pode indicar alguém apenas pela amizade, não pela qualificação;
- Empresas que contratam apenas profissionais indicados não costumam ser vistas como justas ou corretas;
- Os próprios colaboradores enxergam esse tipo de recrutamento como algo desleal;
- Esse tipo de profissional costuma gerar alto turnover, caso não tenha as competências necessárias para o cargo.
No entanto, as indicações também podem gerar bons trabalhadores. Para isso, é preciso que:
- Antes de selecionar o candidato, peça o currículo de todos os profissionais indicados. Assim, a seleção acontece mais por capacidade que por afinidade, se aproximando dos outros tipos de recrutamento;
- O responsável por escolher o novo profissional não saiba quem indicou quem;
- O profissional que indicou atue como um “mentor” do novo contratado, explicando sobre as funções, cultura organizacional, forma de trabalho e tudo o que for necessário para a inclusão do colaborador.
Como você viu, existem vários tipos de recrutamento — cabe a você ou à equipe de recursos humanos selecionar qual o mais adequado para a sua empresa.
Outra forma de conhecer novos profissionais é por meio do networking. A Consulting House proporciona encontros entre os maiores líderes do País, além disso, esses eventos são ótimas formas de conhecer possíveis colaboradores! Entre em contato e fale com um especialista!