Você já deve ter lido muitos textos ou ouvido por aí sobre as diferenças entre um chefe e um líder. Enquanto o primeiro é autoritário e visa apenas números, o segundo enxerga cada colaborador como parte fundamental no desenvolvimento da empresa. Parece até que ser líder é um dom, não é verdade? Acredite: essa característica pode aprendida com experiência e um bom treinamento para liderança.
Nunca ouviu falar em treinamento para liderança? Neste post, você vai saber mais sobre o assunto e descobrir quais habilidades podem ser desenvolvidas para você se aperfeiçoar como gestor, além de cursos que vão auxiliar você nesse caminho. Confira!
Treinamento para liderança: o que você deve desenvolver para ser um bom gestor
O líder é responsável por orientar um grupo de profissionais. No entanto, ele só será seguido pela equipe se houver respeito e admiração entre colaboradores e gestor. Se você deseja fazer um treinamento para liderança, confira quais habilidades devem ser desenvolvidas:
Empatia
Um bom líder sabe se colocar no lugar do colaborador. Ele entende que cada membro de sua equipe tem pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos, e sabe reconhecê-los. Na hora da crítica, sabe fazê-la sem constranger seu funcionário. Assim, ele aprende por empenho, não por medo.
Empatia também é entender os limites do colaborador, colocar-se no lugar dele para não sobrecarregá-lo, não exigir tarefas além de suas funções e não prendê-lo a ponto de que ele viva mais pela empresa do que para si. Um trabalhador satisfeito com sua liderança rende muito mais.
Comunicação
O líder sabe como se comunicar com a equipe. Não adianta usar termos rebuscados, que vão soar de forma arrogante, ou coloquiais demais e que possam parecer forçados. Aqui, é importante ser claro, educado, profissional e, acima de tudo, objetivo.
Outro fator importante em relação ao treinamento para liderança, é não saber apenas falar, mas também ouvir. Um líder é, por excelência, um grande ouvinte. Quando as pessoas encontram alguém disposto a escutá-las, sentem muito mais confiança para falar verdadeiramente.
Observação
Mesmo que você seja aberto à comunicação, nem todos os seus colaboradores terão coragem de falar sobre algo incômodo. Em casos de assédio por parte de outro funcionário, por exemplo, ele pode se sentir constrangido a se abrir sobre o assunto. Saiba observar como anda o clima organizacional da sua empresa e como é o comportamento de cada colaborador.
Aprendizagem
Quem deseja ensinar sabe que precisa aprender o tempo inteiro. Isso não só demonstra humildade, como também a capacidade de se renovar como profissional. Buscar por algum treinamento para liderança e participar de encontros com grandes líderes do mercado auxiliam a aprendizagem sobre o que há de mais novo no mercado e nas técnicas de liderança.
Aprendizagem também tem a ver com cursos, livros e quaisquer formas de estudo sobre sua área de atuação. Um gestor que tem disposição ao aprendizado influencia sua equipe a fazer o mesmo sempre. Por isso, é importante se manter atualizado e enxergar reflexos positivos tanto nos resultados da empresa quanto dos colaboradores.
Outro aspecto positivo da liderança é poder auxiliar seus colaboradores sempre que houver dúvidas. No entanto, caso não saiba resolvê-las, informe à equipe e diga que vai estudar sobre o assunto para dar um feedback em breve.
Humildade
Muitos chefes gostam de demonstrar um ar de superioridade para impor respeito aos colaboradores. Mal sabem eles que não é esse tipo de comportamento que desperta a admiração da equipe.
Um bom treinamento para liderança mostra que o líder deve saber a hora de falar sério, mas também de demonstrar-se humano, reconhecer seus erros e estar disposto a reconhecê-los. Ele também está sempre por perto da equipe, mostrando-se à disposição para ouvi-la sempre que necessário.
Autoconfiança
Se você se dedica, estuda e sabe do que está falando, não tem motivos para duvidar do seu próprio discurso. Sem autoconfiança, sua equipe não vai acreditar no que está dizendo. A segurança é um fator essencial para um líder.
Treinamento para liderança: cursos para ser um bom gestor
Agora que você já sabe o que deve aprimorar para ser um bom líder, descubra quais cursos auxiliam a desenvolver essas habilidades:
Encontros com líderes
Um bom treinamento para liderança é a palestra ou encontro com líderes de sucesso. Eles abordam sobre suas técnicas para motivar e influenciar equipes, tiram dúvidas sobre o mercado e promovem o debate sobre temas interessantes. Além disso, é uma ótima forma de aumentar sua networking.
Um evento corporativo também promove a troca de ideias entre os executivos participantes. É a oportunidade de levar novas ideias para a empresa e testar estratégias para motivar a equipe.
Branding
Você acha que a equipe não tem uma visão positiva sobre sua gestão? O curso de branding pode ser uma ótima forma de treinamento para liderança. Usar técnicas de posicionamento de marca para fazer um personal branding pode trazer resultados muito positivos.
No entanto, não basta parecer ser mais parceiro da equipe, humilde ou um ouvinte interessado no que o colaborador tem a dizer: é preciso ser. Caso contrário, seu reposicionamento soará falso.
Desenvolver novas habilidades em um treinamento para liderança pode ser essencial para trazer mais sucesso e resultados à sua empresa e a Consulting House está preparada para te ajudar nesse assunto!