Já falamos aqui no blog sobre o quanto as ferramentas de gestão permitem automatizar processos burocráticos em todas as áreas de uma empresa. Com isso, as equipes passam da operação à estratégia, podendo desenvolver projetos inovadores. No caso do RH, uma das grandes vantagens é a implementação de treinamentos corporativos.
Muito mais do que uma tática de endomarketing ou de um item do seu programa de benefícios, eles têm se tornado primordiais para engajar o público interno. No post de hoje, você vai entender melhor o que são, como funcionam e qual a importância dos treinamentos corporativos. Confira!
O que são treinamentos corporativos?
Treinamentos corporativos são ações no formato de cursos, workshops e palestras visando a capacitação dos colaboradores de uma empresa. Eles podem ser voltados para o desenvolvimento de novas habilidades ou das já existentes — uma vez que é natural, com o passar do tempo, que seja necessário reciclar o conhecimento.
Essas novas habilidades podem ou não estar diretamente ligadas ao core business da empresa. Logo, os treinamentos corporativos são aplicados da fase de chegada de um novo funcionário à organização — quando ele precisa entender e se adaptar à cultura — até na preparação de líderes na comunicação com a imprensa, por exemplo.
Como funcionam esses treinamentos?
O planejamento, execução e gestão do programa de treinamentos corporativos costuma ser uma responsabilidade da área de recursos humanos. Isso porque existe um entendimento de que a valorização do público interno também passa pela capacitação. Por isso, o ideal é que essa estratégia tenha uma continuidade para que seja reconhecida.
Na prática, os treinamentos podem ocorrer no formato de eventos corporativos promovidos dentro ou fora da empresa. Entretanto, planejar uma experiência fora do expediente e do local de trabalho pode fazer a diferença no aproveitamento, já que eles não precisarão se preocupar com suas atividades e estarão mais dispostos.
Qual sua importância para a empresa
De forma geral, os treinamentos corporativos são uma maneira de melhorar seu processo de gestão de pessoas. Veja quais os demais benefícios desse investimento:
Desenvolvimento de habilidades
Colaboradores que estão há muito tempo atuando em uma mesma função tendem a criar vícios. Portanto, como já mencionamos, sua empresa pode desenvolver novas competências e reciclar as que estão demonstrando desgaste. Tudo vai depender do diagnóstico dos seus processos.
Mesmo no caso de colaboradores contratados há pouco tempo, os treinamentos corporativos podem capacitá-los para exercerem funções além das pré-estabelecidas. Além, é claro, dos casos de promoção, em que um analista passa à coordenação de uma área, por exemplo.
Motivação dos colaboradores
Já se foi o tempo em que os benefícios obrigatórios eram suficientes. A preocupação com o desenvolvimento dos seus funcionários é um grande incentivo para que eles se sintam valorizados e continuamente engajados com os objetivos da empresa.
Para isso, você não precisa ir tão longe. Um mero sistema de job rotation, em que os colaboradores trocam de função por um período breve para aprender sobre as outras áreas, já é uma maneira de aprender algo novo e tornar o dia a dia mais atraente.
Aumento da produtividade
Um funcionário motivado e capacitado tende a gostar e se dedicar muito mais às suas atividades, o que se converte no aumento da sua produtividade. É por isso que mencionamos a importância de que os treinamentos corporativos sejam regulares.
Como consequência, os índices de produtividade geral da sua empresa também tendem a crescer. Nesse caso, você precisa criar um programa que envolva todos os níveis possíveis — desde o chão de fábrica até os C-Levels.
Diminuição da rotatividade
A chegada da Geração Y ao mercado de trabalho fez os índices de turnover subirem. Isso porque esses jovens tendem a estar sempre em busca de novos desafios. Os treinamentos corporativos são uma excelente estratégia de retenção de talentos.
Porém, é importante ressaltar que não basta ampliar seu conhecimento, mas também criar oportunidades para que esse conhecimento seja aplicado. Que tal criar um processo contínuo de gestão da inovação? Assim você garante que a criatividade desse público seja aplicada e reconhecida.
Redução de custos
O recrutamento e a seleção costuma ser um dos processos mais custosos das empresas. Ele envolve uma série de etapas que, além de necessitar dedicação integral, não garantem com efetividade que o funcionário contratado seja ideal para o cargo.
Por isso, antes de pensar em contratar um novo ou substituir um antigo funcionário, considere a aplicação dos treinamentos corporativos como uma alternativa. Se a sua empresa tem um auditório, por exemplo, a vantagem é que, promovidos internamente, você evita investimentos com estrutura.
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