Independentemente do segmento, uma empresa precisa de clientes para sobreviver. Quando está no início, por exemplo, é um pouco mais complicado atrair e fidelizar consumidores. Isso porque o público ainda não conhece sua marca, não tem referências de seu produto ou serviço e, por isso, fica difícil de comparar seu custo-benefício com a concorrência. Para reverter esse quadro, você precisa descobrir como atrair clientes para sua empresa.
Parece complicado? Neste post, você vai descobrir como atrair clientes para sua empresa usando algumas estratégias certeiras. Confira!
Como atrair clientes para sua empresa?
Conheça algumas dicas já consagradas pelo mercado para atrair clientes:
Investigue
Acredite: para saber como atrair clientes para sua empresa, investigue o que impede que o público chegue até você. Pode ser o custo elevado, uma comunicação equivocada com o seu público, a falta de uma identidade para seu negócio.
Existem inúmeros motivos para impedir que o cliente chegue até você, portanto não deixe de analisar. A partir daí, fica muito mais fácil criar estratégias e mudar o jogo.
Faça um planejamento estratégico
Depois de descobrir as causas, é hora de criar um plano para reverter o jogo. Um planejamento estratégico é uma forma de colocar no papel como atrair clientes e quais estratégias você vai utilizar para isso.
Para um planejamento, você precisa descobrir onde sua empresa está em relação ao mercado, o que ela deseja (neste caso, atrair clientes) e quais estratégias vai utilizar para alcançar seu objetivo. O planejamento estratégico precisa ser revisto periodicamente para que você faça a mensuração dos resultados e descubra o que está dando certo ou errado.
Conheça seu cliente
Quando estiver criando seu plano estratégico, pense: será que você está se comunicando corretamente com seu cliente? Aliás, você conhece seu cliente?
Quando a pauta é saber como atrair clientes para sua empresa, não há mistério: você precisa criar valor para seu público. Para que isso aconteça, você precisa conhecê-lo — e isso só é possível com pesquisa e a criação de uma persona.
Antes, o conceito de público-alvo já era suficiente, mas ele já não responde tudo o que uma empresa precisa para conquistar seu consumidor. A persona é um arquétipo de seu cliente ideal, aquele que você deseja atingir. Ela é baseada em dados reais sobre esse sujeito.
Para criá-la, você deve ter o máximo de informações possíveis, incluindo:
- gênero e idade;
- profissão e grau de escolaridade;
- região demográfica;
- status civil;
- hobbies;
- objetivos, dificuldades e desafios;
- principais influenciadores;
- horas gastas na internet e principais meios de comunicação;
- como sua empresa pode auxiliar o cliente a resolver um determinado problema.
Esse tipo de estudo é excelente para descobrir se a sua solução vai realmente resolver o problema do cliente e, principalmente, se o cliente que você quer atingir é quem realmente vai consumir seu produto (às vezes, a pessoa que está comprando seu serviço é outra completamente diferente de quem você imagina).
Sua empresa pode ter mais de uma persona, mas o importante é que não sejam muitas. Duas, por exemplo, já resolvem muitos problemas.
Invista no marketing digital
O marketing digital é uma das melhores respostas da atualidade para saber como atrair clientes para sua empresa. Isso porque ele não só se comunica com seu cliente ideal, como também é capaz de transformar seu negócio em autoridade no seu segmento.
Veja em quais ferramentas de marketing digital você pode investir:
- marketing de conteúdo: desenvolvimento de conteúdo para o blog da empresa, redes sociais, e-books e outros materiais ricos. Com ele, você pode aparecer na primeira página de buscas do Google de forma orgânica (grátis);
- site e e-commerce da empresa, ambos responsivos (adaptados à tecnologia mobile);
- atendimento via WhatsApp;
- envio de e-mail marketing;
- uso de chatbots;
- investimento em links patrocinados do Google;
- inserção de informações de localização da empresa no Google Maps.
Aposte no branding
Branding é a gestão do posicionamento da sua marca. É como você vai demonstrar para o potencial cliente qual é o diferencial da sua empresa. É o branding que vai fazer com que seu negócio, e não o concorrente, seja lembrado quando ele precisar de determinado produto ou serviço.
O conceito de círculo dourado, de Simon Sinek, diz que as pessoas não consomem o que você vende, mas por que você vende. O branding ajuda você a descobrir como a razão de existir da sua empresa pode cativar clientes. Por exemplo: se você trabalha numa agência de viagens, você não vende pacotes de viagens, e sim a realização de sonhos.
O branding influencia sua identidade visual, tom de voz, estratégias de marketing digital e todo o trabalho de comunicação entre sua empresa e o público. Portanto, é essencial para uma empresa que não quer apenas vender produtos, mas cativar um público fiel e até mesmo apaixonado!
Desenvolva sua networking
Networking é a sua rede de contatos profissionais. Ela é essencial para estabelecer contatos comerciais e até mesmo fazer parcerias. Quer saber como atrair clientes para sua empresa? Mostre para sua rede o seu serviço! Aproxime-se de pessoas que tenham a ver com seu negócio e seja a cara de sua empresa.
Para aumentar sua networking, uma ótima forma é atualizar constantemente seu LinkedIn usando técnicas de marketing de conteúdo. Outra excelente maneira é participando de encontros com grandes nomes da sua área. Além de aprender com workshops e palestras, você estende sua rede de contatos com os palestrantes e participantes.